A
leitura é crucial na aprendizagem do ser humano, pois é por meio dela que se
pode enriquecer a linguagem, obter conhecimentos e consolidar o entendimento, a
análise e a interpretação daquilo que é lido. Muitas pessoas dizem não ter
paciência para ler um livro, no entanto isto acontece devido à falta de hábito
de ler. Se a leitura fosse um hábito, certamente as pessoas saberiam apreciar
as obras literárias.
Muitas
coisas que se aprende na escola são esquecidas com o passar do tempo porque não
são praticadas ou revisadas. Com a leitura rotineira, tais conhecimentos seriam
assimilados definitivamente, permanecendo na memória durante a vida toda. A
leitura pode sanar inúmeras dúvidas de ortografia, coesão, coerência,
pontuação, possibilitando também a clareza no ato de se expressar por escrito.
Inconscientemente, o leitor passa a imitar os seus autores preferidos. Por
isso, é importante saber selecionar leituras de boa qualidade, pois elas têm o
poder de dinamizar a nossa capacidade de aprender e desenvolve infinitamente a
nossa inteligência linguística.
O
hábito de ler deve ser estimulado na infância para que o indivíduo aprenda
desde pequeno que ler é algo importante e prazeroso. Assim, ele será um adulto
culto, dinâmico e perspicaz.
Saber
ler e compreender o que os outros dizem nos difere dos animais irracionais,
pois comer, beber e dormir até eles sabem que é necessário por instinto. É a
leitura que desenvolve no ser humano a capacidade de análise, comparação, interpretação
e a abstração da conclusão sobre o que se lê ou se observa. Por isso, todas as
escolas incentivam a leitura, pois ela é um meio de formar cidadãos cultos,
críticos, autônomos e produtivos.
Alguns
adolescentes equivocadamente pensam que as escolas ou que os professores em
geral são contra a internet e o facebook porque distraem os alunos com
temas improdutivos prejudicando o rendimento escolar. É bom esclarecer que
essas mídias também oferecem boas oportunidades de leitura e fontes de pesquisa,
desde que bem utilizadas. É preciso
aprender a selecionar os conteúdos e usá-las como meios de aprofundar as
pesquisas sobre temas abordados nas escolas, trazendo-os para a interação entre
os amigos. Desse modo, os alunos aprenderiam muito mais, pois viriam à escola
com os temas consolidados e poderiam se expressar com conhecimento de causa, atuando
na construção do próprio conhecimento. O
que as escolas geralmente criticam, é o exagero
no tempo de conexão a essas mídias sem
um foco de formação produtiva e benéfica ao bom e adequado desenvolvimento de
crianças e adolescentes. Tais recursos quando mal utilizados podem acarretar
prejuízos à formação juvenil, poís contêm também muitas informações nocivas que
podem levar a maus caminhos e péssimas escolhas na vida.
Aluna: Andressa Supren Souza
8.º ano II – 09
de outubro de 2014
Texto
reescrito – Língua Portuguesa
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