Infelizmente,
muitos de nós não percebíamos o quanto as escolas são importantes em nosso
cotidiano. A correria diária e a luta pela sobrevivência envolvem nossas
famílias em inúmeros afazeres. Vivemos como se estivéssemos ligados a um piloto
automático e deixamos de perceber o valor e a importância de muitas coisas,
dentre elas a escola. A pandemia da COVID-19 pegou o mundo de surpresa e,
praticamente, deixou tudo de ponta cabeça. Obrigou a prática do isolamento
social e acabou fechando comércios, igrejas e escolas.
De repente, as famílias viram-se envolvidas em
mais uma tarefa diária: acompanhar e coordenar as atividades escolares de seus
filhos. Situação difícil para a grande maioria. Reclamações, impaciência,
protestos, brigas e choros. Aos poucos, os ânimos se acalmaram e famílias e
alunos perceberam que havia um vazio no seu cotidiano, que, antes, era
preenchido pelas escolas e pelos profissionais da educação. Só então
reconheceram a falta daquelas instituições que pontualmente, com sol ou chuva,
estão com os seus portões abertos para receber os seus alunos. Que os
professores, muitas vezes desdenhados, fazem imensa falta com suas explicações,
repetições, avaliações, reclamações e chatices. As famílias trabalhando,
cuidando dos filhos em casa, tendo que prestar atenção em tudo, estão cansadas
e estressadas. Muitos alunos enfrentam dificuldades para estudar em casa e sem
as explicações dos seus professores. Mesmo pesquisando, não encontram
explicações que esclareçam suas dúvidas e isso os angustia.
Descobrimos
também que não há convivência perfeita. Há insatisfações em casa e na escola.
Este período tem sido um exercício de paciência, de tolerância e de compreensão
mútua. Vamos torcer para que esta pandemia chegue ao seu fim, para voltarmos à
escola com mais vontade e comprometimento. Neste momento, devemos lembrar de
exercitar também a nossa gratidão por estarmos bem de saúde, pelo esforço e
apoio de nossos pais e pelo empenho e dedicação de nossos professores. Gratidão
sempre.
Aluna:
Evelin Maiara Maçaneiro
9.º
ano – Atividade pedagógica não-presencial n.º 04, durante pandemia.
Artigo
de opinião reescrito – Disciplina: Língua Portuguesa
Período:
23 de junho a 07 de julho de 2020
Núcleo
Educacional Jornalista Hermínio Milis
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