Ser indeciso é ser confuso e inseguro ao tomar decisões. É ter dificuldade em escolher entre “isto” ou “aquilo” e ficar preocupado, sem saber qual seria a melhor opção, e sentir medo de se arrepender.
Geralmente as pessoas não têm paciência com os indecisos e vão logo pressionando-os a se decidirem o mais rápido possível: “Vamos, escolha logo, o tempo está passando!” Porém, não é assim que devemos tratar as pessoas, apenas por serem indecisas. Outros argumentam: “Como uma pessoa dessas vai ser capaz de tomar decisões importantes para o seu futuro?” O ideal é respeitar o tempo de cada um. Afinal, ninguém deve decidir pelos indecisos e pressioná-los só vai piorar a sua angústia e tormento.
As pessoas indecisas precisam de um tempo maior para avaliar a situação e ponderar. Com o tempo, vão aprendendo a tomar suas decisões e a fazer suas próprias escolhas. Afinal, tanto as pessoas seguras quanto as inseguras correm o risco de acertar e de errar em suas decisões. A paciência e a tolerância precisam ser exercitadas por todos nós. Portanto, deixemos os indecisos extraírem suas próprias conclusões diante dos seus desafios. Que eles ou elas ponderem com calma, no seu tempo, do seu jeito, pois, certamente, buscam a melhor opção ou o que lhes traz menos sofrimento e angústia naquele momento.
Aluno: Cassiano Ribeiro Alves Bardella
9.° ano I - 15 de abril de 2024
Texto argumentativo reescrito
Disciplina: Língua Portuguesa
Nenhum comentário:
Postar um comentário