Todos nós usamos energia. Vou falar um pouco sobre os cinco tipos de energia limpa. As fontes de energia limpa são qualquer matéria-prima que não emita poluentes na atmosfera e que não gere impactos ambientais. A energia hídrica, solar, eólica, geotérmica e maremotriz são exemplos de fontes energéticas limpas.
A energia hídrica é gerada pela força da água. A energia solar provém do sol e é captada por painéis solares.A energia eólica é gerada pelo vento. A energia geotérmica é produzida a partir do calor proveniente do interior da Terra e a energia maremotriz é gerada pelo movimento das correntes marítimas.
Infelizmente, as fontes de energia limpa ainda não estão muito difundidas e nem disponíveis em todos os lugares. Além disso, apresentam um custo elevado e dependem de grandes investimentos para ampliar o percentual de energia limpa na matriz energética brasileira.
A boa notícia é que, em 2023, cerca de 85% da matriz energética brasileira tem sido de fontes limpas e renováveis. Além disso, o governo está se esforçando para atrair investimentos, a fim de ampliar o número de parques eólicos e usinas solares no país. Em comparação com outros países, o Brasil pode se considerar privilegiado, pois está entre os países com maior percentual de energia limpa em sua matriz energética.
Alunos:
Alex Vinicius Moreira Haas
Guilherme Luan de Souza
7.º ano I – Texto informativo reescrito - Língua Portuguesa – 13/09/2023
Tema: Energia Limpa e Acessível - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável
NEJ Hermínio Milis
Nenhum comentário:
Postar um comentário