Mais de 5,6% da população brasileira são analfabetos, pois não sabem ler nem escrever. Os principais motivos desse analfabetismo são falta de acesso à educação adequada e falta de leitura. Geralmente, as pessoas analfabetas são mais carentes e estão em condição de vulnerabilidade social e afastadas da escola.
A leitura é muito importante, pois estimula o raciocínio, amplia o vocabulário, desenvolve a concentração e a memória, aguça a criatividade e combate o estresse. Pessoas que leem mais têm mais facilidade de aprender e também se tornam autodidatas. Ler é uma forma de exercitar o cérebro.
Pesquisas científicas comprovam que as pessoas que têm o hábito de ler utilizam melhor as palavras e desenvolvem fluência na comunicação. Além disso, produzem textos com desenvoltura e coerência.
A leitura influencia a nossa maneira de agir, de pensar e até mesmo de falar, pois ela amplia nossos conhecimentos e, consequentemente, nos possibilita maior poder de expressão.
Ler antes de dormir contribui para o relaxamento das tensões do dia a dia. Diante de tantos benefícios que a leitura proporciona ao nosso sistema cognitivo, pode-se concluir que ela é um excelente meio para desenvolver a aprendizagem.
Aluna:
Raiane Emanueli Freisleben
7.º ano I – Língua Portuguesa – 13/09/2023
Tema: A importância da leitura
NEJ Hermínio Milis
Nenhum comentário:
Postar um comentário