Os resíduos plásticos são um grande problema no Brasil há muito tempo. Em 2022, foram geradas aproximadamente 13,7 milhões de toneladas de resíduos plásticos no Brasil, sendo que apenas 1,3% desse material foi reciclado. Isto quer dizer que cerca de 98,7% dos resíduos plásticos são descartados incorretamente em nosso país. Estes números são extremamente preocupantes.
Embora muitos considerem a reciclagem do plástico ineficaz por causa dos custos envolvidos nesse processo, ela é importante e benéfica ao meio ambiente. Investimentos em reciclagem criam oportunidades econômicas. A reciclagem tornou-se uma necessidade e um meio de diminuir os problemas ambientais. Por isso, as indústrias e as universidades precisam estudar alternativas para reduzir a quantidade de resíduo plástico e também viabilizar a sua substituição por outro material biodegradável e sem efeitos nocivos ao ambiente.
A sustentabilidade exige que as tecnologias menos poluentes e mais sustentáveis sejam disponibilizadas à população em geral com mais rapidez e com um custo acessível para a maioria da população. Afinal, de que adianta haver carros elétricos se pouquíssimos indivíduos podem usufruir deles? O mesmo acontece com os painéis para geração de energia solar. A maioria da população não consegue dispor deles por causa do alto custo. O que dizer então do péssimo transporte público adotado no Brasil? Os governos precisam planejar o futuro e reduzir ao máximo a queima de combustíveis fósseis. Na maioria de nossas cidades existem poucas ciclovias. Aliás, o uso de bicicletas nem é incentivado. Nas grandes cidades brasileiras, o trânsito é lento, congestionado e poluente. Os eleitores precisam “abrir o olho” e reivindicar políticas públicas compatíveis com as necessidades do nosso planeta e com a qualidade de vida para todos.
A Terra está gritando por socorro. O desequilíbrio do clima está cada dia mais evidente. As catástrofes naturais se repetem com mais frequência. As altas temperaturas estão assustando a população. A solução é cada um de nós fazer o que estiver ao nosso alcance para preservar a natureza viva e equilibrada. A Educação Ambiental precisa estar em todos os lares todos os dias.
Aluna: Jaqueline Maria Vessaro
9.° ano I - 17/09/24 - Tema: Sustentabilidade - Crônica reescrita
Disciplina: Língua Portuguesa - Professora Walterlin F. Kotarski
NEJ Jornalista Hermínio Milis
Nenhum comentário:
Postar um comentário