Resenha - Gênero: Conto
WILDE, Oscar. O amigo fiel.
O conto “O amigo fiel”, de Oscar Wilde, contém três personagens personificados: Dom Ratão, o Passarinho e a mãe Pata.
O conto inicia quando Dom Ratão vê a mãe Pata ensinando seus filhotinhos a nadarem e a colocarem suas cabeças debaixo da água, mas eles não a obedeciam e isso irritou Dom Ratão, que logo foi dizendo: “Tomara que se afoguem!”, mas a mãe Pata lhe disse: “É preciso ter muita paciência com as crianças, Dom Ratão”. O passarinho que, de longe, ouvia a conversa se aproximou, enquanto Dom Ratão replicava: “Tenho horror ao casamento. Prefiro o sentimento de amizade ao amor. A coisa mais importante do mundo é um amigo fiel” e o passarinho perguntou-lhe: “Que ideia faz o senhor de um amigo fiel?” “Um amigo é bom quando é bom para mim” _ respondeu Dom Ratão.
Depois de tal resposta, o passarinho decidiu dar uma lição de moral a Dom Ratão por meio da história dos amigos Hugo e João.
João era um homem humilde, gentil e muito prestativo que não sabia dizer “NÃO”. Hugo era um homem rico, arrogante, egoísta e orgulhoso que se aproveitava da bondade e da generosidade de João. Hugo manipulava João com palavras bonitas sobre a amizade, mas fazia justamente o contrário do que falava.
O conto nos faz refletir como é importante saber dizer “NÃO” e impor limites a pessoas abusadas e exploradoras e sobre amizades falsas e manipuladoras. Apresenta a marca peculiar de Oscar Wilde apresentando um final inesperado.
Rafaela Glixinski Santos
9.° ano I
Porto União, 30 de agosto de 2024
Nenhum comentário:
Postar um comentário