Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Estrutura do gênero textual resenha


Resenha é o gênero textual que apresenta, avalia e critica produtos culturais como filmes, peças teatrais, novelas, livros, DVD’s e obras de arte em geral. As resenhas são publicadas em jornais, revistas e sites da internet.
As resenhas são textos curtos que seguem o seguinte esquema de organização: APRESENTAÇÃO DA OBRA RESENHADA + BREVE RESUMO + AVALIAÇÃO CRÍTICA + CONCLUSÃO.
Na apresentação, o autor da resenha informa os dados técnicos da obra resenhada como: autor, diretor, produtor, ilustrador, editora, ano de publicação, número de páginas, custo, atores e personagens principais, efeitos especiais e inovações que valorizam a obra.
Na resenha, o resumo do enredo é curto, não revela detalhes importantes nem o final da história, a fim de despertar o interesse e a curiosidade do público alvo. O resumo informa o tema, o cenário, os personagens protagonistas (heróis, mocinhos, aqueles que praticam o bem) e os personagens antagonistas (vilões, bandidos, aqueles que praticam o mal, sabotam ou fazem armadilhas para impedir a realização dos planos do protagonista). 
Na avaliação crítica, o autor da resenha emite a sua opinião a respeito da obra, apresenta aspectos positivos ou negativos, argumenta, justifica o que está dizendo, cita exemplos e, finalmente, dá o seu parecer conclusivo.

Nas resenhas, a linguagem pode ser mais ou menos formal, de acordo com o leitor, o veículo e o produto cultural resenhado. Há o emprego de vocabulário específico relacionado ao objeto resenhado. Os autores de resenhas geralmente são entendidos ou estudiosos do assunto, por isso, são grandes formadores de opinião e podem influenciar o público alvo, contribuindo para o sucesso ou para o fracasso do produto cultural criticado.

Professora Walterlin Forostecky Kotarski

Nenhum comentário:

Postar um comentário