Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de março de 2011

Entrevista com Patricia Glixinski

Câmera Denise Tandler

Entrevista com a bibliotecária

Você sabia que na biblioteca da nossa escola há 4.319 livros registrados, e que existem alguns que ainda não foram catalogados?
A bibliotecária tem muito trabalho para arrumar os livros vandalizados por alunos bagunceiros. Muitos alunos emprestam livros para ler realmente. No entanto, infelizmente, há alunos que emprestam livros ou revistas somente para destruí-los.
É legal quando a pessoa pega um livro e lê, não fica apenas brincando com ele ou, ainda pior, estragando-o ou sujando-o.
Para controle dos empréstimos há um fichário, onde se anota a data, o título do livro ou revista e a assinatura da pessoa que está emprestando. A professora Patrícia enfatizou que, a partir do momento que o aluno assina a ficha, ele assume a responsabilidade sobre o material emprestado e deve devolvê-lo nas mesmas condições em que o recebeu.
A bibliotecária nos disse que gosta de ajudar as pessoas que vão à biblioteca para ler, pesquisar ou estudar. Ela disse também que nós podemos nos divertir com livros de aventura, ação, romance e muitos outros.
São essas as informações que eu obtive durante a entrevista, e que gostaria de partilhar com todos os colegas da nossa escola.

Aluno: Giovane Schreiner
6.ª série I – 17/03/11 – Língua Portuguesa – Prof.ª Walterlin
Produção de texto a partir de uma entrevista com a bibliotecária.

Conhecendo a biblioteca

Você sabia que na biblioteca do Núcleo Educacional Jornalista Hermínio Milis há mais de quatro mil livros? Por acaso alguém conhece a rotina da bibliotecária Patrícia?
Bom, é assim: ela tem que organizar os livros por série, coleção e gênero literário. Para controlar os empréstimos e evitar confusão, a professora Patrícia utiliza fichas. Nessas fichas, ela anota a data, o nome, a série e a assinatura do aluno que está emprestando o livro ou a revista. Ah! A partir deste ano, os pais dos alunos também podem emprestar livros ou revistas da nossa biblioteca. Que bom! A família poderá organizar a sua roda de leitura.
A professora Patrícia gosta muito quando vamos fazer uma visitinha à biblioteca, mas é preciso haver silêncio, calma e, acima de tudo, e-du-ca-ção. E mais, ela odeia quando os livros voltam amassados, com orelhas de burro, riscados, sujos e até rasgados.
“A leitura é contagiante, por isso, leiam muito. Assim, seu português, sua escrita e sua criatividade vão melhorar muito. Até o tom de voz durante a leitura em voz alta vai se transformar. Todos gostam de ouvir uma leitura bem feita” __ disse Patrícia.
Bom, o mais importante é que a leitura é fonte de conhecimento e aprendizagem. A biblioteca é o lugar onde devemos fazer silêncio e ler muito. Adorei a entrevista.

Aluna: Bettina Carvalho dos Santos
6.ª série I – 17/03/11 – Língua Portuguesa – Prof.ª Walterlin
Produção de texto a partir de uma entrevista com a bibliotecária.

Você sabia?

Que a maior dificuldade da bibliotecária é restaurar livros vandalizados?

Que a bibliotecária Patrícia gosta de leitura diversificada? Ela disse que lê jornais, revistas e obras de literatura. Patrícia destacou o seu interesse por conteúdos relacionados à educação, pois ela é professora e precisa manter-se atualizada na sua área de atuação profissional.

Que a nossa bibliotecária gosta de alunos dedicados e que vão à biblioteca fazer aquilo que deve ser feito: ler e pesquisar.

Que biblioteca não combina com bagunça, desorganização e irresponsabilidade?

Aluno: Lucas Werle
6.ª série I – 17/03/11 – Língua Portuguesa – Prof.ª Walterlin
Produção de texto a partir de uma entrevista com a bibliotecária.

Curiosidades sobre a biblioteca

Você sabia que quem trabalha na biblioteca da nossa escola há dois meses é a professora Patrícia, e que a sua rotina diária consiste em organizar os livros de acordo com os temas e fazer a contação de histórias para as crianças do jardim e da pré-escola?
Os alunos podem emprestar livros da biblioteca para levar para casa. Assim, podem ler sem pressa e desenvolver a sua imaginação.
O que agrada à professora Patrícia são alunos esforçados, bons, que vão à biblioteca para ler, pesquisar e aprender mais. Ela não gosta quando alguns alunos incomodam e não fazem silêncio, pois além de prejudicarem a si mesmos, também atrapalham aqueles que realmente querem ler ou pesquisar.
Segundo Patrícia, a sua maior dificuldade é cuidar de alunos indisciplinados, que não respeitam o ambiente de estudo, que não se esforçam e não querem aprender. Tais alunos perdem oportunidades de aprendizagem, não se desenvolvem, perdem tempo e, certamente, vão se arrepender no futuro, quando a vida profissional lhes cobrar o conhecimento que deveriam ter, mas que não construíram.

Aluno: Thiago Souza do Nascimento
6.ª série II – 21/03/11 – Língua Portuguesa – Prof.ª Walterlin
Produção de texto a partir de uma entrevista com a bibliotecária.



Entrevista com a bibliotecária

Nós, alunos da 6.ª série II, fomos fazer uma entrevista com a bibliotecária Patrícia. Tiramos nossas dúvidas. Ela foi muito simpática e respondeu pacientemente as nossas perguntas.
Enquanto a colega Roberta fazia algumas perguntas em nome da turma, a professora Denise nos filmava. No final do vídeo, o aluno Lucas Michalichem leu um texto muito bacana, cujo tema ara o ciúme.
Durante a entrevista, houve uma oportunidade para que os demais alunos fizessem as suas perguntas. Eu, é claro, aproveitei e fiz a minha:
__ Patrícia, você prefere que os alunos leiam livros interessantes ou revistas bobas? __ E Patrícia respondeu:
__ Eu, é claro, prefiro que os alunos façam leituras interessantes. No entanto, é preferível que se leia alguma “bobeirinha” do que não se leia nada. É importante que os alunos leiam alguma coisa nova, algo que instigue a sua curiosidade e a vontade de pesquisar mais, de descobrir mais coisas a respeito de um assunto.
Eu fiquei realmente agradecida por ela ter sido tão gentil e delicada na resposta. Espero ir mais vezes à biblioteca, conversar com ela, emprestar livros e aprender cada vez mais.

Aluna: Brenda Nara Hrycyk
6.ª série II – 21/03/11 – Língua Portuguesa – Prof.ª Walterlin
Produção de texto a partir de uma entrevista com a bibliotecária.


Conhecendo a rotina da biblioteca

Na aula de Português, fomos à biblioteca fazer uma entrevista com a bibliotecária Patrícia Glixinski. Enquanto a Roberta, nossa colega de turma, fazia as perguntas, a professora Denise nos filmava.
Patrícia está trabalhando na biblioteca desde o início de fevereiro e falou que sua maior dificuldade é restaurar os livros. “É difícil restaurar todos os livros danificados. Por incrível que pareça, há alguns alunos mal-educados, que colocam papel de balas ou chicletes no meio dos livros.” __ disse ela. “Mas, felizmente, também existem alunos que vêm aqui para realmente emprestar livros, ler e fazer pesquisas, devolvendo-os nas mesmas condições em que receberam. Isto quer dizer que muitos alunos fazem bom uso do nosso acervo.” __ completou Patrícia.
Ela nos informou que não são somente os alunos que podem usufruir do acervo da biblioteca, mas também nossos pais podem fazer seus empréstimos.
Ficamos sabendo que, para os pequenos do jardim e da pré-escola, a nossa bibliotecária promove a contação de histórias, e que existem até fantoches para incrementar as dramatizações. “As crianças gostam muito” __ informou Patrícia.
Ela nos contou que já foi aluna desta escola, que pretende continuar exercendo a profissão de professora e que está cursando Pedagogia.
O tempo passou depressa. O sinal tocou e tivemos que voltar para a sala de aula.

Aluna: Cristiana Schuck Weil
6.ª série I – 21/03/11 – Língua Portuguesa – Prof.ª Walterlin
Produção de texto a partir de uma entrevista com a bibliotecária.




Nenhum comentário:

Postar um comentário