Pesquisar este blog

domingo, 5 de julho de 2015

Um olhar atento para a juventude atual


A cada ano que passa, parece que a juventude brasileira está mais alienada. Não se interessa pelo que está acontecendo no mundo, no Brasil e nem mesmo na própria comunidade onde vive. A juventude de hoje só quer saber de INTERNET, redes sociais e celular.  Claro, é preciso admitir que a INTERNET nos traz muitos conteúdos úteis e importantes, mas o mau uso dela está prejudicando o bom desenvolvimento de considerável parcela de jovens e adolescentes brasileiros.
A falta de objetivos, de perspectivas e de ideais tem levado muitos jovens às drogas, bebidas alcoólicas e à delinquência urbana como furtos, assaltos e agressões físicas.
Mas será que no Brasil ainda existem jovens diferentes, que pensam no seu próprio futuro e até mesmo no futuro do nosso país? Creio que existem, sim, muitos jovens idealistas, sonhadores e com ótimos projetos de vida. Certamente, estão espalhados por aí, fazendo a boa diferença em suas comunidades, ainda que sejam minorias. Que tal também nós nos engajarmos às boas causas? Que tal levarmos os nossos estudos mais a sério? Que tal nos esforçarmos mais para realizar nossas metas e sonhos? Que tal contribuirmos com algo bom para a nossa comunidade?
O poeta Dorival Coutinho da Silva, no seu poema Apelo, quer a juventude no seu canto, exigente, contestadora, participativa, assumindo posições, lúcida e saudável. Eu diria que o Brasil também quer e merece uma juventude como a que o poeta convoca. A interpretação desse poema maravilhoso tocou fundo a minha alma. Juntamente com nossa professora, meus colegas e eu refletimos sobre aspectos importantes de nossa vida; analisamos os nossos hábitos; avaliamos como ocupamos o nosso tempo; se temos ou não um projeto de vida; se temos ou não ideais; se nos envolvemos ou não com a nossa comunidade; se participamos ou não de eventos culturais e grupos de jovens, de forma organizada, para debater ideias ou participar de atividades voluntárias. Aí, infelizmente, constatamos que a maioria dos alunos da nossa turma não corresponde ao perfil da juventude que o poeta chama para o seu canto. Porém, ainda somos apenas adolescentes e estamos recebendo uma boa formação escolar discutindo temas desafiadores. Certamente, daqui a algum tempo, estaremos prontos para revermos as nossas atitudes, para cuidarmos melhor do nosso projeto de vida e com isto, indiretamente, estaremos também mudando os rumos do nosso amado Brasil, que é um país maravilhoso e merece ser bem tratado pelo seu povo. Afinal, como a professora nos disse: “Todo mundo quer uma juventude gente boa no seu canto!”

Aluna: Marcelle Cristina Nicolak de Araujo
8.º ano I – 02 de julho de 2015 – Crônica reescrita
Extrapolação a partir do poema Apelo, de Dorival Coutinho da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário