Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

O que significa interpretar?


Interpretar um texto é analisá-lo e descobrir os significados nele existentes. Interpretar é mais do que apenas recontar ou resumir. Interpretar é identificar o assunto (tema) e as possíveis intenções do autor; é refletir e deduzir as mensagens implícitas; é relacionar o texto lido com outras situações e estabelecer inferências a fim de extrair conclusões. Interpretar é tornar claro o sentido, analisar, julgar, comparar e dar uma resposta ao texto conectando-o com a realidade.
Para facilitar a interpretação de um texto é necessário fazer alguns questionamentos, tais como:
1. Quais são os assuntos abordados no texto? A que ele se refere?
2. Quais as intenções do autor ao escrevê-lo? Que reflexões ele quis provocar no leitor?
3. Que ligações podem ser percebidas entre o texto e outras situações do mundo real?
4. Que pensamentos, reações e perguntas o texto provocou no leitor? O que o leitor sentiu em relação ao texto e como quis responder a ele?
5. Que estilo, figuras ou construções o autor utilizou para provocar o leitor e despertar o seu interesse? Que novidades, informações ou expressões chamaram a atenção de imediato?
6. Qual o cenário e a época de construção do texto? Em que contexto histórico, social, político e tecnológico ele foi escrito?
A interpretação de um texto se constitui de todas as críticas, análises e respostas que os leitores dão a respeito dele ou a partir dele.

Professora Walterlin Forostecky Kotarski

Núcleo Educacional Jornalista Hermínio Milis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário