Pesquisar este blog

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Mercado de trabalho


O mercado de trabalho é amplo, diversificado, exige variados tipos de conhecimentos e oferece considerável número de oportunidades de trabalho diariamente em diferentes áreas de atuação.
Mas, mesmo com tanta diversidade, por que está tão difícil ser contratado?
O erro já começa no Ensino Fundamental. Há completo desinteresse em assuntos futuros ou sérios. Mesmo que os professores corram atrás, não fazem milagres. O interesse tem que partir dos beneficiados, os alunos. Infelizmente, poucas vezes ele acontece. Os vícios da tecnologia estão tomando conta completamente de todos os locais. Hoje em dia, a biblioteca é trocada pela lan-house, as livrarias por lojas, os textos por músicas, os livros por filmes e assim por diante.
Quando uma pessoa vai nos entrevistar, ela espera se surpreender com ideias inovadoras, mas, ao mesmo tempo, princípios antigos, porque os de hoje em dia estão tão deturpados... Ela espera de nós um alto grau de conhecimento, diversos diplomas, inglês fluente, boas recomendações, cursos de especializações e muito mais.
Por que, hoje em dia, o trabalho é como uma viagem, ninguém permanece nele mais que algumas semanas? Muitas vezes, a culpa é da ganância, da arrogância e da exclusão. As pessoas querem tudo naquele exato momento. Querem o mundo nos primeiros meses de trabalho, acham que já sabem tudo, que já têm razão, acreditam estar sempre certas. As pessoas andam vivendo uma hipocrisia; estão perto de todos, são “amigas de todos” e, ao mesmo tempo, são solitárias e não podem contar com ninguém quando mais precisam.
O trabalho perfeito? Não se iluda! Isso não existe, até porque nada é perfeito. Mas, o trabalho que chega próximo à perfeição é aquele que se faz por vocação, por gosto e não por obrigação. O trabalho deve ser escolhido com muita responsabilidade e sensatez, pois é aquilo que se fará todos os dias para viver e sobreviver. O trabalho não deve ser escolhido somente pelo salário, não que o salário não importe, mas de que adianta ter um bom rendimento e passar o mês inteiro deprimido, entediado e irritado?  Além disso, é preciso lembrar que um bom ambiente de trabalho não depende unicamente de nós. Depende da qualidade da convivência entre os colegas, a chefia, os fornecedores e os clientes. Então, acho que pudemos perceber que o mercado de trabalho é muito mais que uma lista “chata” com todas as profissões. É algo muito importante, faz parte da nossa vida e tem um grande prestígio na sociedade capitalista.  O mercado de trabalho exige preparo, dedicação e constante investimento no currículo profissional, pois o conhecimento e a competência são indispensáveis na busca de soluções para inúmeros problemas que desafiam a humanidade todos os dias.

Aluna: Isabella Ruda dos Santos
9.º ano – 10 de agosto de 2015.

Texto dissertativo-argumentativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário