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quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

O que são Gêneros Textuais?

RESENHA

1. MELLO, Fernanda Rosário de. Palestras. Secretaria Municipal de Educação de Porto União.

2.   SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras Edições e Livraria Ltda., 2013, págs. 19-25.

O que são gêneros textuais? O que é o ato de escrever?

Gêneros textuais são instrumentos discursivos a serviço de uma situação de comunicação concreta, adaptados aos seus destinatários, ao conteúdo e à finalidade de uma determinada situação de interação social.
Cada esfera de troca social elabora tipos relativamente estáveis de enunciados: os gêneros. São exemplos de gêneros textuais: conto, crônica, novela, fábula, poema, artigo científico, resumo, resenha, artigo de opinião, carta, reportagem, entrevista, charge, piada, receita, manual de instrução, classificado, currículo, requerimento, etc.
Três elementos caracterizam os gêneros: 1. Conteúdo temático; 2. Estilo; 3. Construção composicional ou formato.
A escolha de um gênero se determina pela esfera social, pelas necessidades do tema, pelo conjunto dos participantes e pela intenção do autor.
O modo como o gênero textual se estrutura, sua característica e formato são de fundamental importância no cumprimento da função à qual ele se destina na sociedade. Alguém utilizaria, por exemplo, o gênero receita culinária para fazer uma reclamação sobre débito indevido na sua conta bancária? Não, certamente utilizaria o gênero carta ou e-mail, por serem instrumentos compatíveis e adequados à situação de interação entre banco e cliente.
O ato de escrever, ou melhor, de produzir um texto é um modo de interação social entre pessoas e exige reflexão e capacitação para que seja bem-sucedido. Antes de começar a escrever o autor deve fazer a si os seguintes questionamentos a fim de nortear as suas escolhas, estilo e vocabulário: 1. O que escrever? (Tema); 2. Para que escrever? (Intenção, objetivo, finalidade); 3.  Para quem escrever? (Destinatário, leitor); 4. Como escrever? (Formato do texto). Ao produzir um texto, acionamos conhecimentos linguísticos, enciclopédicos, textuais e interacionais. O texto evoca conhecimento de mundo, cultura e aprendizagem. É necessário revisá-lo e reescrevê-lo para que a sua versão final cumpra a sua finalidade com qualidade, clareza e estilo. Por isso, deve-se levar em conta a adequação ao tema, a situação de interação social e as normas gramaticais (coerências, coesão, sintaxe, ortografia e pontuação).
Esquema de produção: TEXTUALIDADE + GRAMÁTICA + SITUAÇÃO COMUNICATIVA (adequação ao gênero).
O autor de um texto deve considerar os diferentes tipos e níveis de linguagem e os respectivos contextos do público leitor ao qual ele se destina. A linguagem deve estar sempre adequada ao contexto social, mais ou menos formal, conforme a necessidade da situação comunicativa.
TIPOLOGIA TEXTUAL: 1. Narração (ato de contar, de reproduzir uma ação; predomínio de estruturas verbais no pretérito perfeito e no pretérito imperfeito; presença de marcadores temporais); 2. Descrição (ato de dizer como é; de apresentar características e detalhes; de reproduzir uma situação estática, ou seja, sem ação ou movimento; presença de verbos de ligação e de adjetivos); 3. Argumentação (ato de justificar; de apresentar exemplos, provas, vantagens, desvantagens, dados estatísticos, comprovações científicas); 4. Injunção (ato de instruir, orientar, ensinar; uso de estruturas verbais no Modo Imperativo). Os quatro tipos textuais citados podem estar presentes em diversos gêneros textuais.
Nas aulas de língua materna são desenvolvidas capacidades atitudinais, capacidades procedimentais e capacidades cognitivas. Assim sendo, o conteúdo está a serviço da capacidade e a capacidade está a serviço do conhecimento, ou seja, transpor o que se aprende para o uso em situações reais. A fala é natural e a escrita é artificial, por isso, ela precisa ser aprendida, estudada e praticada.
Somos socialmente avaliados pela variante linguística da qual fazemos uso. Dependendo do contexto, a nossa linguagem pode depor a nosso favor ou contra nós. A língua é um patrimônio cultural e social que se modifica e se adapta às necessidades comunicativas que surgem no decorrer do tempo.

Walterlin Forostecky Kotarski
Professora de Língua Portuguesa
Núcleo Educacional Jornalista Hermínio Milis

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