Pesquisar este blog

quarta-feira, 12 de abril de 2017

Lembranças


Porto União, como todas as cidades, tem seus pontos turísticos como, por exemplo: Praças, Portal, Mirante, Morro da Cruz e Cachoeiras. Porém, farei comentário sobre dois lugares somente: A Cachoeira do Rio Bonito e o Portal Turístico José Tarlombani.
A Cachoeira do Rio Bonito, o próprio nome já diz tudo. É um lugar que a minha família e eu visitamos muitas vezes, desde quando eu era bem pequena. É simplesmente deslumbrante. A água é sempre gelada, limpa e abundante. Sentíamos muita paz e tranquilidade enquanto contemplávamos a água caindo alvoroçada. A paisagem no entorno é recompensadora. Ainda há vegetação nativa. Também tínhamos o hábito de pescar nesse mesmo rio. Era bem divertido. Mas, como nem tudo são flores, entre 2014 e 2015, foi construída uma usina hidrelétrica. Isso fez com que a queda d’água diminuísse pela metade na cachoeira e, infelizmente, não causa a mesma emoção de antes.
O Portal Turístico José Tarlombani levou o nome de um dos primeiros moradores de Porto União. Seu José casou-se com Dona Ana Alikexeviski. O casal teve duas filhas, Divahyr e Terezinha. Eu tive a alegria de conhecer a Dona Terezinha, que é catequista na capela do Pintado. Ela também foi professora nessa mesma localidade. O casal Tarlombani deu um impulso na construção da primeira capela do Pintado. Também lutou para que fosse construída a escola que existia lá. Seu José faleceu no dia 06 de maio de 1992. O Portal leva seu nome para homenagear um antigo morador, que também foi um líder em sua comunidade e deixou um legado de dedicação e amor. A Dona Terezinha ainda reside no Pintado e faz trabalhos voluntários nas pastorais da igreja e trata todas as pessoas com muito carinho.

Aluna: Maísa Alissa Brugnago
9.º ano II – 12 de abril de 2017
Homenagem ao Centenário de Porto União
Núcleo Educacional Jornalista Hermínio Milis

Nenhum comentário:

Postar um comentário