Pesquisar este blog

terça-feira, 16 de outubro de 2018

Leitura equivocada



Atualmente, o hábito de ler um livro está sendo menos importante para milhares de brasileiros. Por outro lado, o hábito de jogar, ler e enviar mensagens via celular virou mania nacional. Entre um livro e um celular está havendo uma concorrência desleal, pois o aparelhinho conquista a maioria com seus aplicativos, acesso à internet e outros entretenimentos.
A leitura é importante e fundamental na vida de qualquer pessoa. Os jogos disponíveis nos celulares são estimulantes, desenvolvem algumas importantes sinapses neuronais, porém estão se tornando viciantes e usados sem controle, nem limite. O mau uso de conteúdos da internet, celulares e redes sociais estão desnorteando crianças, adolescentes e adultos.  Em muitos casos, a vida e o rendimento escolar de estudantes estão sendo afetados. Crianças e jovens passam horas e horas em frente ao computador ou com o celular na mão e esquecem suas responsabilidades com as tarefas escolares, dormem tempo insuficiente para recuperar as suas energias e vivem sonolentos. As leituras digitais são superficiais e inconclusas, pois é muito fácil distrair-se com a teia de ícones que surgem nas telas com seus apelos à curiosidade dos usuários. Como consequência, há falta de interesse pelos conteúdos escolares, que são sistemáticos e que precisam ser estudados para se manterem na memória. Tarefas sem fazer ou malfeitas.
É preciso resgatar o hábito da leitura escolar e com o objetivo de aprender. É preciso ler em voz alta para adquirir fluência e boa pronúncia. Não se pode permitir que uma coisa tão boa como a evolução da tecnologia nos roube o raciocínio, a criatividade e nos impeça de usar o cérebro para refletir sobre os inúmeros problemas que nos afligem e aguardam uma solução proposta por cada um de nós. É necessário dosar o tempo conforme a necessidade de nossos compromissos e reponsabilidades. O papel da escola é muito importante na vida de todos os alunos e alunas. A formação escolar é indispensável na vida de todos. É necessária mais atenção às aulas, valorizar mais a leitura e escrever melhor.  
Eis aí uma reflexão sobre o desequilíbrio e danos que o uso indiscriminado de telas digitais está causando na vida escolar de milhares de jovens brasileiros. Os pais e responsáveis precisam saber disso.

Aluna: Micheli Niedzielski
7.º ano II – 29 de agosto de 2018.
Texto reescrito – Tema: Leitura.
Língua Portuguesa – Professora: Walterlin F. Kotarski

Nenhum comentário:

Postar um comentário