Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Reinventando a profissão

 

A pandemia da COVID-19 enfraqueceu a economia mundial, gerou desemprego e diminuiu o consumo de produtos e serviços. Diante desse cenário, milhares de pessoas precisaram reinventar a sua atuação profissional. Antigos talentos estão sendo colocados em prática para gerar recursos financeiros para o sustento das famílias.

A profissão dos professores precisou se renovar. Tradicionalmente acostumados a atuar em salas de aulas, tiveram que se reinventar e usar a tecnologia a seu favor, trabalhando remotamente, longe de seus alunos. Educadores de todas as áreas do conhecimento estão aprendendo novas formas de ensinar. Isto representa um grande avanço para um dos setores mais resistentes a mudanças e à adoção de novas tecnologias.

Vendedores de lojas, que antes da pandemia atendiam os clientes presencialmente, hoje o fazem por meios tecnológicos via internet. Ampliou-se a entrega em domicílio e a atuação de motoboys ganhou prestígio no mercado de trabalho.

O importante é que aprendemos que não é necessário escolher uma profissão específica para toda a vida. No futuro próximo, as empresas contratarão pessoas avaliando sua capacidade de aprendizagem, de adaptação a novas circunstâncias e aptidão para resolver problemas que surjam no decorrer do tempo. Certamente elas levarão em conta a disposição e o ânimo de seus colaboradores em continuarem aprendendo e inovando durante todo o período de atuação profissional e não apenas o que elas já sabem no momento da contratação.

As mudanças e inovações estão surgindo mais rápido a cada dia que passa e esta realidade exige pessoas que possam viabilizar o futuro, fazendo interferências, corrigindo falhas e criando soluções para superar as adversidades. Vivemos numa era em que a inteligência humana será posta à prova no cotidiano.

O isolamento social vai passar, a pandemia certamente será extinta, mas não podemos desperdiçar a oportunidade de mudar o que for preciso, de corrigir as ações que colocam em risco o sistema de vida na Terra e renovar com equilíbrio e sustentabilidade a nossa subsistência.

 

Aluno: Ryan Taylor de Oliveira Quadros

Crônica reescrita – Atividade pedagógica não presencial n.º 09

Disciplina: Língua Portuguesa – Data: 05/09/2020

Núcleo Educacional Jornalista Hermínio Milis

Nenhum comentário:

Postar um comentário