Pesquisar este blog

segunda-feira, 15 de abril de 2024

Em pleno século XXI as mulheres ainda são injustiçadas

 


Hoje em dia, a sociedade aceita as mulheres não apenas como pessoas que cuidam da casa e de seus filhos. Mas será mesmo que elas são vistas como algo mais?

Apesar das lutas das mulheres para terem o mesmo reconhecimento que os homens têm na sociedade, elas ainda são extrema minoria em posições e cargos onde se tomam decisões importantes para a sociedade como um todo. Há poucas mulheres na política, na polícia e na magistratura, por exemplo. Isto quer dizer que, em pleno século XXI, há um número bastante reduzido de mulheres em posição, de fato, de poder na sociedade.

Infelizmente, grande parte da população mundial ainda pensa que uma mulher não teria capacidade suficiente para exercer o cargo de presidente de um país, por exemplo. As mulheres já provaram que são tão ou mais competentes que os homens em muitos setores, mas ainda lhes falta voz, vez e apoio na sociedade. Sofia Ionescu Ogrezeanu foi uma das primeiras neurocirurgiãs da História. Malala Yousafzai é uma das mulheres mais conhecidas no mundo e fez a diferença mudando o pensamento de milhares de pessoas em nosso planeta. Ela lutou pelo direito das mulheres à educação no seu país, o Afeganistão, onde as mulheres são extremamente oprimidas e marginalizadas.

Concluindo, a plena emancipação e empoderamento das mulheres é um tema muito divulgado e debatido, porém não há resultados que realmente façam a diferença. As conquistas andam a passos lentos, enquanto o mundo perde a oportunidade de usufruir de toda a potencialidade e competência das mulheres em postos de tomada de decisões. As mulheres têm muito mais a oferecer à sociedade, mas muitas portas ainda não lhes foram abertas, infelizmente.



Aluno: Erick Panizza Ribeiro

9.° ano I - 15 de abril de 2024

Texto argumentativo reescrito

Disciplina: Língua Portuguesa


Nenhum comentário:

Postar um comentário