Pesquisar este blog

terça-feira, 9 de julho de 2013

A Bandeira Nacional



Há alguns anos atrás, era uma quarta-feira e haveria um jogo amistoso da seleção brasileira de futebol. Lembro-me de que o meu tio viria pela primeira vez à minha casa para passar a noite.
De manhã, eu fui à escola. À tarde, brinquei muito com titio, foi divertido, um dia legal. À noite, mamãe preparou um jantar delicioso e depois foi dormir, pois havia trabalhado o dia todo e estava bastante cansada.
Eu e meu tio estávamos bem dispostos e resolvemos assistir ao jogo do Brasil. Começaram a cantar o Hino Nacional com uma bandeira à frente e todos os jogadores com a mão no peito. Foi aí que o meu tio começou a falar:
__ Por que essa bandeira e esse hino? Isso só atrapalha o início do jogo, pois é um tempo gasto à toa. É apenas uma bandeira que eles ficam olhando. Não tem significado nenhum para mim. Será que eles gostam de uma bandeira com uma escrita e umas estrelas? Isso não tem nada a ver com futebol.
Eu fiquei meio confuso, não sabia o que dizer. Tive receio de magoar o meu tio, pois vejo a Bandeira Nacional de um modo bem diferente dele. Para mim, ela tem valor, representa o meu país, o Brasil, que eu amo muito.
Caro leitor, você acha que titio não sabia o significado da bandeira do nosso país? O que suas cores simbolizam? Sua história e importância política?
Confesso que eu fiquei um pouco decepcionado com ele. Durante o dia, ele foi tão legal. Passamos horas tão divertidas juntos. Então, pensei comigo mesmo: Será que o titio sabe realmente ler e interpretar o significado da frase "Ordem e Progresso"? Eu não conseguia entender por que ele não valorizava o símbolo que melhor representa a nossa pátria. Enquanto eu pensava em silêncio, o jogo seguia aminado, mas eu não havia prestado atenção a nenhuma jogada. O tempo foi passando, ele torcia e eu continuava quieto no meu canto. Comecei a bocejar, a bocejar... E o sono me dominou. Deitei no sofá e até hoje eu não sei se o Brasil ganhou ou perdeu aquela partida.

Aluno: Alexandro Sievers

8.ª série I – 09/07/2013 - Crônica reescrita – Língua Portuguesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário