Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Ler para quê?



Já faz muito tempo que essa pergunta foi respondida, mas ainda há pessoas que têm dúvida sobre essa questão. Afinal, ler para quê?
Está comprovado que a leitura auxilia o desenvolvimento humano e que todos nós começamos a ler quando ainda estamos dentro do ventre materno, pois já decodificamos e reconhecemos a voz materna. Então, a partir daí, tudo o que está à nossa volta é lido.
A boa leitura é sempre construtiva e auxilia na aquisição de novos conhecimentos no decorrer da vida, porém existem pessoas que se dedicam a leituras nefastas como esquemas de fabricação de armas ou técnicas de roubo e assassinatos. Hoje em dia, na Internet, pode-se encontrar qualquer tipo de leitura. Algumas disseminam o bem, outras o mal.
Todos os dias eu me pergunto: “Por que existem pessoas que têm prazer em roubar, matar e causar sofrimentos aos outros?”
Felizmente, a boa leitura é libertadora, pois estimula as pessoas a praticarem o bem, a lutarem para mudar o que está ruim e a promoverem transformações no meio onde vivem.
A leitura também ajuda a fazermos melhor uso de nossa língua materna, assim como é indispensável na aprendizagem de uma língua estrangeira.
E você, caro leitor, o que pensa sobre “Leitura”?
O livre arbítrio possibilita a cada um de nós fazer a própria escolha. Está na consciência de cada pessoa optar pelo bem ou pelo mal. A seguir os conselhos experientes que sempre dizem: “Estude! Leia bastante. Você só tem a ganhar”, ou abandonar tudo e fazer somente o que nos vem à cabeça e “quebrar a cara”, causando também muito sofrimento a quem nos ama. Muitas vezes, o caminho mais fácil e confortável nem sempre é o melhor para nós. O sucesso sempre exige esforço, dedicação, disciplina e mérito. Só assim ele permanece conosco.

Aluno: Thiago Souza do Nascimento
8.º ano II – 24/09/2013
Crônica reescrita – Reflexões sobre leitura
Língua Portuguesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário