Pesquisar este blog

domingo, 15 de outubro de 2017

Sim ao celular na escola


Acredito que o celular poderia ser liberado para uso em sala de aula, pois ele facilitaria as ações pedagógicas em vários aspectos. Em Matemática, por exemplo, os alunos nem sempre trazem calculadora, mas sempre trazem o celular e poderiam acessá-la no seu aparelho. Em Ciências, o celular pode ser usado em cálculos e pesquisas de diversos temas. Em Inglês, nem sempre dispomos de dicionários ou tablets para todos os alunos, poderíamos utilizar o tradutor do celular ou o dicionário virtual.
 O celular por si mesmo não prejudica o processo de ensino e aprendizagem. Pelo contrário, o auxilia muito. O que prejudica o processo de aprendizagem é o fato de os alunos não usarem o celular corretamente, ou seja, não o utilizam como uma ferramenta pedagógica em sala de aula para explorar ou pesquisar o tema que está sendo abordado pelo professor ou professora. O celular poderia ser consultado em sala de aula com a permissão da equipe docente, desde que houvesse ética, responsabilidade e comprometimento por parte dos alunos com os seus estudos. Afinal, escola não é lugar para simplesmente passar o tempo, mas sim lugar de aprendizagem, desenvolvimento e formação humana.
A polêmica e até mesmo a proibição existe porque, diariamente, o celular é usado indevidamente e em lugares e momentos impróprios, causando diversos tipos de problemas e conflitos. Já aconteceu até de um aluno gravar e compartilhar um áudio de uma de nossas professoras, que estava alterada, num momento de estresse provocado pela própria classe. A gravação foi feita de forma descontinuada, descaracterizando, assim, o real contexto da cena. Naquele momento, o aluno estava usando o celular de forma errada e tendenciosa.
Nas famílias e nas escolas brasileiras é necessária uma revolução de valores. Antes de colocar um celular na mão de uma criança ou adolescente, é necessário educá-los para o uso criterioso, comedido, ético e responsável dessa tecnologia que muitos benefícios e facilidades tornou possível à sociedade. Acredito que a solução é educar para o bom uso, estabelecer limites às crianças e adolescentes e formar pessoas de bom caráter, pois a maldade e a perversão estão no mau uso e na libertinagem que tomou conta da sociedade brasileira nos últimos tempos.

Aluna: Kailaine Aparecida Borges
9.º ano II – Artigo de Opinião Reescrito
Estagiário: Douglas Garcia dos Santos – Supervisão: Prof. a Walterlin F.Kotarski
Disciplina: Língua Portuguesa – 04 de outubro de 2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário