Pesquisar este blog

segunda-feira, 4 de novembro de 2019

Fonte sem bebedores



Na semana de 21 a 25 de outubro participei, juntamente com meus colegas da escola, de palestras sobre diferentes temas, cujo objetivo era motivar a leitura. Espero que estas palestras tenham causado tanta reflexão nos demais alunos como causaram em mim. Observei muita gente desinteressada diante de tanta cultura, informação e oportunidade de aprendizagem.
Fiquei, mais uma vez, impressionada com o discurso e com a biografia de Malala Yousafzai, uma jovem empenhada na luta pela liberdade das mulheres de seu ex-país de origem, o Afeganistão. Emocionei-me com o risco a que ela se expôs para conquistar o direito de estudar e de frequentar uma escola.
O livro Marley e eu e o poema Abandono provocaram muitas reflexões sobre a convivência humana com os animais e maus-tratos. O vídeo que mostrou a atuação do cão Iron como auxiliar num projeto de leitura no estado de Santa Catarina deixou-me fascinada. Ao ouvir pacientemente a leitura das crianças, Iron demonstrou que é um ser especial e amoroso. Depois, interagiu com os leitores em seus treinos de busca e apreensão de objetos. Muito lindo!
Fomos conduzidos à reflexão sobre a importância da leitura no desenvolvimento e na formação humana. Foram apresentados alguns livros como Harry Potter, Marley e eu, O Pequeno Príncipe entre outros. Descobrimos que o personagem Pequeno Príncipe saiu de seu planeta em expedição para aprender, para ocupar-se e também para se preparar para a vida adulta. Em Marley e eu, constatamos a difícil tarefa de uma família conviver com o cão que adotou, pois ele era muito indisciplinado e rebelde. A convidada especial, Beatriz Mazzeo, encantou-nos com sua paixão pelos livros, com sua desenvoltura ao apresentar a coleção Harry Potter, com sua simpatia e riqueza vocabular.
Como o próprio nome já diz, a Semana da Leitura nos incentiva e provoca profundas reflexões sobre nossa postura enquanto estudantes. A leitura nos auxilia na aprendizagem de gramática e na compreensão e produção de textos. Ela tem grande influência sobre nossa vida a partir da escola. Infelizmente nem todos compreendem o seu valor e a deixam de lado, apesar de constatarem os prejuízos que a falta dela causa na formação de cada um e de cada uma. Espero que algum dia aqueles que a demonizam e fogem dela como o diabo foge da cruz compreendam que estão enganados e que se autoprejudicam. Espero também que, quando isto acontecer, não seja tarde demais.


Aluna: Gabriele Schwartz Corrêa
9.º ano II – Crônica reescrita – Tema: Apresentações da Semana da Leitura – 29/10/2019.
Disciplina: Língua Portuguesa – Professora Walterlin F. Kotarski

Nenhum comentário:

Postar um comentário