Pesquisar este blog

sábado, 8 de fevereiro de 2020

A importância da gentileza no convívio humano



          A grande importância da gentileza no convívio humano é que ela nos aproxima das pessoas, causa boa impressão de nossa imagem e cria condições propícias para consolidarmos bons relacionamentos sociais. A gentileza favorece vínculos de amizade e pode ser uma boa aliada na carreira profissional.

           A gentileza pode estar presente no cotidiano em pequenos atos e nos motiva a sermos pessoas melhores. Ela diz muito sobre cada indivíduo, podendo até revelar nuances de seu caráter. Ser gentil é ser amável, elegante e atencioso. Ser gentil é um gesto de cuidado com o outro. É praticar a empatia e deixar o egoísmo de lado, percebendo o outro e o ambiente que nos cerca. A gentileza pode transformar o dia a dia das pessoas. Um sorriso e um cumprimento atencioso são capazes de melhorar o nosso humor. Ajudar um idoso com sacolas pesadas vai nos trazer gratidão. Aproximar-se de alguém que está triste, dando-lhe atenção e carinho vai reanimá-lo e encorajá-lo para se alegrar ao perceber que não está sozinho.

          A falta de gentileza gera rispidez e, muitas vezes, até grosserias e ofensas. O ambiente de convívio torna-se desagradável e negativo. Pessoas não gentis podem estar passando por problemas pessoais, familiares ou profissionais que afetam sua psique e se trancam em si mesmas, não percebendo o próximo e tampouco as suas próprias atitudes. Infelizmente, vivemos numa época onde frequentemente encontramos pessoas que parecem não conhecer a palavra gentileza, não fazem sequer ideia do significado que ela tem. Agem com frieza e com desprezo ao próximo. São mal-educadas e desrespeitosas. Presencia-se muita indelicadeza em metrôs, ônibus, salas de aulas e no trânsito.

          Diante disso, podemos concluir que sem a gentileza o mundo se torna rude, inóspito e que a gentileza é um procedimento eficaz para melhorar o convívio humano em todos os lugares e situações.










Alunas:
Stefany Emanuelli dos Santos
Jenifer Aparecida Michalichem
Compilação reescrita - Texto dissertativo-argumentativo
9.º ano – Língua Portuguesa – Professora Walterlin. F. Kotarski
07 de fevereiro de 2020


























































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário