Pesquisar este blog

domingo, 6 de julho de 2025

Resenha: O índio



 RESENHA:

Passos, Edson Rodrigues dos. “O ÍNDIO”.


Edson começa sua crônica questionando se alguém já teve uma conversa real com um índio. Muitas pessoas ainda têm um estereótipo desatualizado sobre os indígenas, achando que eles permanecem isolados nas florestas como antigamente. A crônica “O índio” é uma bela demonstração de que esse estereótipo não se aplica mais hoje em dia.

Em vários trechos do texto pode-se perceber que a escola não está preparada para lidar com determinadas situações da atualidade como, por exemplo, a matrícula de um indiozinho. Tanto a secretária, como os funcionários e a diretora ficaram surpresos e sem saber como agir quando um índio pataxó, usando dois penachos brancos na cabeça,  veio matricular o seu filho. A diretora ficou desesperada e foi até pesquisar na biblioteca sobre como proceder em tal situação. Também ligou para diretores de outras escolas para saber se já atenderam a um caso semelhante.

Sem nada que pudesse fazer para evitar, a diretora temia a chegada do indiozinho. E se ele visse nu?

Na segunda-feira, todos, sem exceção, aguardavam a chegada do novo aluno. O porteiro abriu o portão… Olhou para a rua e não viu ninguém. Entretanto, na esquina, viu um fusca rebaixado chegando, saiu dele um garoto roliço e usando trajes modernos: fones, boné do Chicago Bulls, tênis Reebok, calça jeans…Seria o famoso indiozinho?

Nesta crônica, o autor quebra diversos estereótipos e mostra como as escolas ainda não estão preparadas para receber pessoas de outras etnias, culturas e línguas.

Durante a leitura, fiz várias reflexões e senti o bom humor do autor em cada linha do texto. Por isso, recomendo-o devido ao estilo recheado de humor salpicado com assuntos sérios, que estão implícitos. Boa leitura!


Aluno: Ricardo Scorsatto Marció

8.° ano - Resenha reescrita - Data: 03 de julho de 2025

Língua Portuguesa - NEJ Hermínio Milis


Nenhum comentário:

Postar um comentário