Pesquisar este blog

segunda-feira, 7 de julho de 2025

Resenha: O índio



RESENHA:

Passos, Edson Rodrigues dos. “O ÍNDIO”.


A crônica “O ÍNDIO”, de Edson Rodrigues dos Passos, fala sobre a matrícula de um índio Pataxó numa escola pública no ano de 1995. O fato causou o maior rebuliço na escola, pois nem a secretária nem a diretora sabiam o que fazer. Surgiram questionamentos e preocupações. A diretora foi pesquisar, a fim de saber o que dizia a legislação sobre os direitos do indígena e se, de fato, poderia ser efetuada a sua matrícula.

Chegado o primeiro dia de aula do silvícola, a direção, professores e funcionários disputavam o melhor lugar  para, escondidos, observarem o portão de entrada da escola. Chamaram até o delegado para acompanhar o caso. Enfim, o porteiro abriu o portão e olhou para a rua. De repente avistou um fusca rebaixado, de onde saiu um menino “roliço”, mascando chicletes, usando um boné do Chicago Bulls, calça jeans e camiseta, que foi logo perguntando ao porteiro:

___ Posso assistir às aulas com walkman?

A crônica critica a perspectiva da comunidade escolar sobre como seria o índio e também a falta de preparo da escola para tratar de situações que fogem à rotina do dia a dia. Fica clara a dificuldade que a escola tem de se adaptar às novas necessidades que surgem atualmente como, por exemplo, receber alunos de culturas ou línguas diferentes.

Eu gostei do modo como o autor mesclou a crítica e o humor e  recomendo a leitura da crônica para que mais pessoas possam apreciá-la e dar a sua opinião. 


Aluno: Eduardo Vinicius Pedrolo Nizer

8.° ano - Resenha reescrita - Data: 03 de julho de 2025

Língua Portuguesa - NEJ Hermínio Milis

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário