Pesquisar este blog

domingo, 22 de maio de 2016

Entes queridos

Lembro-me de quando eu tinha uns seis anos de idade, quando eu ia, de vez em quando, à casa dos meus bisavós em Palmas. Eu ficava ansiosa para dar um abraço, pedir a bênção para eles e perguntar como estavam. Eles sempre diziam a mesma coisa:
─ Estamos bem, Dandara!
Depois que degustávamos um saboroso jantar, nós sentávamos no sofá. Meu bisavô ligava o rádio, porque eles não tinham televisão, e eu ficava deslizando as minhas mãos nos longos e brancos cabelos da minha bisavó. Aqueles cabelos brancos passaram de geração a geração, mas, por azar, eu não herdei essa genética.
Quando só ficávamos eu e minha bisa em casa, ela me falava que quando uma pessoa morre, dali a alguns anos nasce um novo membro na família. Eu adorava quando ela falava das histórias da infância dela.
Um dia, recebemos um telefonema de Palmas avisando que a minha bisa havia morrido num acidente de carro, quando ela foi atravessar o asfalto. Naquela hora eu me desesperei tanto. Mamãe arrumou as malas depressa e fomos para o velório. Chorei muito...
Três anos depois, minha irmã mais velha ficou grávida e, imediatamente, lembrei do que a bisa me dizia. Dentro de pouco tempo, teríamos um novo membro na família. É como se alguém chegasse para substituir quem já se foi para sempre.
Você, leitor, acredita nessas coisas? Pois bem, eu acredito. O novo membro da família se chama Elizabete e já tem três aninhos. Ela é um amor de criança.
Eu sinto muito a falta da minha bisa, mas quando a saudade aperta o meu coração, dou um abraço bem gostoso na Elizabete e sinto que ela preenche o vazio deixado pela bisa no meu coração. Assim, sinto-me melhor. A família se perpetua pela chegada de novos membros e eles trazem um pouco da genética de seus antepassados que, de forma indireta, também continuam conosco para todo sempre. Sempre a amarei bisa.

Aluna: Dandara Aparecida Fuhr Luz
7.º ano II – 20 de maio de 2016.
Texto de memórias reescrito – Língua Portuguesa – Professora Walterlin
Núcleo Educacional Jornalista Hermínio Milis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário