Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Leitura


A leitura pode ser um grande pasadelo para quem pouco lê e não se interessa em desfrutar de seu contexto explícito e implícito, para quem não se interessa em descobrir significados, fazer analogias, enriquecer o vocabulário, estimular o cérebro e construir conhecimentos.
A maioria das pessoas que não lê alega falta de tempo. Eu diria que é mais comodismo e falta de esforço. O êxito da leitura exige a superação de três desafios: concentração, isolamento e seleção de conteúdos. A leitura é que nem oportunidade, quanto mais tirarmos proveito, mais sucesso teremos. Além de ser um vale de informações, a leitura enriquece a nossa inteligência linguística, aumenta o nosso poder de expressão e amplia a nossa capacidade de entendimento, interpretação e abstração daquilo que lemos. A leitura aumenta a visão de mundo do leitor, transforma o seu modo de pensar, enriquece o seu estilo comunicativo e forma o acervo cultural de cada indivíduo durante a sua vida. A leitura é um ótimo “alimento” para o nosso cérebro. Eu recomendo, faz bem a todos. Experimente!

Aluno: Marcos Maurer Ludwig
8.º ano II – 08 de outubro de 2014
Texto reescrito – Língua Portuguesa
--------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leitura: palavra que assusta muitas pessoas e entedia milhares de adolescentes Brasil afora. É comum ouvirmos aquele velho chavão: “A leitura nos leva para outros mundos.” Que outros mundos seriam estes? Eu me arrisco a identificar alguns mundos que fazem parte do universo da leitura: o mundo do conhecimento, o mundo da sabedoria, o mundo da filosofia, o mundo da ficção, o mundo das notícias, o mundo dos contratos, o mundo das artes, o mundo registrado pela mente humana. Achou pouco? A leitura é fera, cara!
Infelizmente, muitos jovens da atualidade não fazem sua LEITURA porque só pensam em facebook, whatsapp e em levar a vida à toa. Parece que há uma falta de direcionamento positivo à vida desses jovens, vivem como um barco à deriva. Eles precisam, com urgência, buscar objetivos para suas vidas, sonhar, aplicar sua inteligência e saúde para o bem e para algo produtivo. Talvez, assim, percebam que a boa leitura ajuda muito no autodesenvolvimento de cada um.

Aluno: Emerson Carlos Olivette
8.º ano II – 08 de outubro de 2014
Texto reescrito – Língua Portuguesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário