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domingo, 12 de outubro de 2014

Leitura

A leitura é crucial na aprendizagem do ser humano, pois é por meio dela que se pode enriquecer a linguagem, obter conhecimentos e consolidar o entendimento, a análise e a interpretação daquilo que é lido. Muitas pessoas dizem não ter paciência para ler um livro, no entanto isto acontece devido à falta de hábito de ler. Se a leitura fosse um hábito, certamente as pessoas saberiam apreciar as obras literárias.
Muitas coisas que se aprende na escola são esquecidas com o passar do tempo porque não são praticadas ou revisadas. Com a leitura rotineira, tais conhecimentos seriam assimilados definitivamente, permanecendo na memória durante a vida toda. A leitura pode sanar inúmeras dúvidas de ortografia, coesão, coerência, pontuação, possibilitando também a clareza no ato de se expressar por escrito. Inconscientemente, o leitor passa a imitar os seus autores preferidos. Por isso, é importante saber selecionar leituras de boa qualidade, pois elas têm o poder de dinamizar a nossa capacidade de aprender e desenvolve infinitamente a nossa inteligência linguística.
O hábito de ler deve ser estimulado na infância para que o indivíduo aprenda desde pequeno que ler é algo importante e prazeroso. Assim, ele será um adulto culto, dinâmico e perspicaz.
Saber ler e compreender o que os outros dizem nos difere dos animais irracionais, pois comer, beber e dormir até eles sabem que é necessário por instinto. É a leitura que desenvolve no ser humano a capacidade de análise, comparação, interpretação e a abstração da conclusão sobre o que se lê ou se observa. Por isso, todas as escolas incentivam a leitura, pois ela é um meio de formar cidadãos cultos, críticos, autônomos e produtivos.
Alguns adolescentes equivocadamente pensam que as escolas ou que os professores em geral são contra a internet e o facebook porque distraem os alunos com temas improdutivos prejudicando o rendimento escolar. É bom esclarecer que essas mídias também oferecem boas oportunidades de leitura e fontes de pesquisa, desde que bem utilizadas. É preciso aprender a selecionar os conteúdos e usá-las como meios de aprofundar as pesquisas sobre temas abordados nas escolas, trazendo-os para a interação entre os amigos. Desse modo, os alunos aprenderiam muito mais, pois viriam à escola com os temas consolidados e poderiam se expressar com conhecimento de causa, atuando na construção do próprio conhecimento.  O que as escolas geralmente criticam, é o exagero no tempo de conexão a essas mídias sem um foco de formação produtiva e benéfica ao bom e adequado desenvolvimento de crianças e adolescentes. Tais recursos quando mal utilizados podem acarretar prejuízos à formação juvenil, poís contêm também muitas informações nocivas que podem levar a maus caminhos e péssimas escolhas na vida.

Aluna: Andressa Supren Souza
8.º ano II – 09 de outubro de 2014
Texto reescrito – Língua Portuguesa

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