Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de março de 2024

Caminho para o abismo

 


No Brasil, o alcoolismo é um problema social preocupante. A Pesquisa Nacional de Saúde - PNS, feita em 2019, apontou que 26% da população brasileira ingere álcool. Isto equivale a cerca de 57 milhões de pessoas. Além de prejudicar a saúde e a vida do alcoólatra como um todo, o consumo de bebidas alcoólicas também é um agravante na violência doméstica.

O álcool gera dependência e se torna um vício. Infelizmente, as bebidas alcoólicas são vendidas livremente em bares, restaurantes e supermercados, ou seja, é muito fácil a sua aquisição. Na cultura brasileira, as bebidas alcoólicas estão presentes em festas e até em confraternizações familiares. O hábito de ingeri-las é considerado normal por grande parte da população e ainda está associado ao convívio social, a comemorações e a momentos de lazer. Quando menos se espera, a pessoa se torna dependente e o consumo vai aumentando progressivamente.

O alcoolismo é um inimigo que vai destruindo aos poucos a vida de sua presa. A convivência familiar vai se deteriorando a cada dia, a vida profissional vai sendo prejudicada e a pessoa vai se autodestruindo sem perceber. E como todas as drogas nocivas, para muitos, é um caminho sem volta e que conduz a um fim trágico.

Geralmente o alcoolista  não admite que já se tornou um escravo da bebida e acha que pode parar de beber no momento em que ele quiser. Esta crença é falsa e enganosa. Todos sabemos que é muito difícil se livrar de substâncias psicoativas e que a reincidência pode ocorrer várias vezes apesar de tratamentos para desintoxicação.

O álcool destrói famílias, destrói carreiras profissionais, destrói a dignidade e a autoestima e, por último, destrói a vida de sua presa. O álcool deixa sequelas traumáticas nos familiares de suas vítimas. As memórias são tristes e cravejadas de dores emocionais causadas por brigas, agressões, vexames, derrotas e humilhações. O álcool entorpece, domina e mata sem compaixão. Portanto, fuja dele. Evite-o e viva feliz em companhia de sua saúde, sobriedade e lucidez. Valorize a sua família, pois ela é, sem dúvida, o seu maior tesouro.



Professora Walterlin F. Kotarski

Artigo de Opinião - 13 de março de 2024


Nenhum comentário:

Postar um comentário