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sábado, 15 de junho de 2019

Redes sociais e internet tomam tempo de estudo



No Brasil, cerca de 70% dos alunos têm desinteresse pelo ensino de Língua Portuguesa por não terem o hábito de ler. É comum, em sala de aula, o comentário de que as aulas de Língua Portuguesa são chatas e que não se aprende nada com elas. Atualmente, a maioria dos alunos passa cerca de quatro horas por dia conectada a seus smartphones jogando ou interagindo em redes sociais, desviando ainda mais o foco do estudo da Língua Portuguesa e também de outras disciplinas curriculares. Produzir um texto com boa qualidade é um desafio praticamente inatingível para os alunos em geral.
O desinteresse pelo estudo da Língua Portuguesa tem aumentado e muito a incapacidade de dissertar, de interpretar textos e até de praticar a ortografia correta. Existem alunos com dificuldade de pronúncia de palavras que não fazem parte do seu jargão diário, pois a pobreza vocabular tem sido assustadora nas salas de aula.
É importante ressaltar que muitos alunos desperdiçam grande parte do tempo do seu dia a dia conectados a redes sociais, joguinhos e entretenimentos disponíveis na internet e deixam de fazer suas tarefas escolares, principalmente as de Língua Portuguesa. Como consequência, ocorre a não aprendizagem de pré-requisitos para a continuidade dos estudos e para o ingresso ao mercado de trabalho no futuro próximo.
Para resolver o problema do iletramento é urgente que as famílias tomem providências para cobrar hábitos de estudo e leitura de seus filhos, apoiando a escola, orientando e direcionando a rotina dos alunos, a fim de que eles se tornem, de fato, estudantes. Um passo importante é fazer com que os alunos durmam cerca de oito horas por noite e que estudem pelo menos duas horas por dia em casa. Os alunos precisam ter consciência de que estudar é fazer com dedicação as suas tarefas. Que estudar é ler livros, revistas, artigos. Que estudar é pesquisar e aprofundar o conhecimento sobre temas abordados na escola. Assim, certamente compreenderão que a Língua Portuguesa oportuniza aprendizagem em diversas áreas do conhecimento, pois é a língua materna em nosso país e, portanto, indispensável à construção do saber, da formação pessoal e profissional de todos os cidadãos que aqui vivem. O desinteresse precisa ser substituído pela prática de leitura e pela atenção às aulas, a fim de ampliar a aprendizagem e quebrar o tabu de que “as aulas de Língua Portuguesa são chatas”. Pelo contrário, elas têm o importante papel de desenvolver a inteligência linguística dos alunos.


Aluno: Eduardo Vorel Bernrdon
9.º ano II – Texto dissertativo-argumentativo reescrito – Data: 14/06/2019
Tema: O desinteresse pelo ensino de Língua Portuguesa
Professora: Walterlin F. Kotarski
Núcleo Educacional Jornalista Hermínio Milis

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