Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Memórias


Tudo começou em junho de 2012. Meu avô Aluísio começou a ter sérios problemas de pulmão, coração e leucemia. Ah! Tudo o que você possa imaginar de ruim.
Passou junho, passou julho e ele ficava a maior parte do tempo internado. Vovô voltou para casa no dia 23 de agosto. A partir daí, ficou acamado. No dia 27 de agosto, eu e meu irmão resolvemos levá-lo para dar uma volta em nosso sítio, de cadeira de rodas. Ficamos surpresos quando o nosso cachorrinho pulou nele querendo brincar. Em seguida, percebemos que todos os bichinos olhavam alegres para o vovô. Parece que eles estavam pressentindo que aquele seria o seu último passeio pelo sítio que ele tanto gostava.
No dia seguinte, vovô acordou cedo, parecia feliz e pediu que o meu pai fosse comprar refrigerante. Infelizmente, papai só trouxe o refrigerante à tarde. Ofereceu ao vovô num copinho de canudo, pois ele não controlava mais os movimentos do seu corpo. Vovô chacoalhou a cabeça negativamente, disse que a vontade tinha passado, não queria mais.
Horas mais tarte, eu estava no quarto com vovô, alguém me chamou no portão e eu fui atender. Quando eu voltei, ele estava quase caindo da cama. Eu o coloquei no lugar novamente.  Um pouco mais tarde, cerca de vinte horas, vovó estava cuidando dele e aí o inesperado aconteceu. Vovó gritou desesperada:
__ Érica, o opa parou de respirar!
Aí foi um caos. A minha família entrou em choque. Choramos muito. Quando a funerária chegou, eu não queria deixar que levassem o corpo do vovô, mas tive que me conter e eles o levaram.
Até hoje eu tenho guardado o folhetinho de homenagem que foi confeccionado para o funeral do meu amado opa. Nele está escrito:

“A flor que depositais sobre o meu túmulo murcha. A lágrima que derramais com minha lembrança se evapora. Porém, a oração que por mim elevais a Deus penetra o céu e se coverte em abundantes graças.”
Aluísio José Hoffer
*14/mar./1934
+28/ago./2012

Aluna: Érica Luiza Hoffer
7.º ano I – 23 de junho de 2014.
Texto de memórias – Língua Portuguesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário