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domingo, 11 de outubro de 2015

Aula chata

Hoje em dia os jovens não querem saber de leitura. Agora, faço essa pergunta: Por quê?
Muitos de nós consumimos o nosso tempo jogando videogame, vendo programas de TV ou navegando na Internet. Todos somos capazes de ler um livro, porém não lemos. A questão é que nós, jovens, nas poucas vezes que lemos encontramos dificuldades para entender o que está escrito. Desistimos diante da primeira dificuldade, pois temos preguiça de pensar. Estamos habituados a receber tudo pronto, programado e rapidamente. Afinal, basta um clic!
Muitos adolescentes acham que a Internet vai levá-los para o futuro. De fato, pode até levar, se souberem usá-la a seu favor, para fazer pesquisas sérias e ler sobre temas que acrescentem conhecimentos e cultura, em vez de ficar só nas redes sociais sem um objetivo bem definido.
Vou citar um exemplo bastante comum no ambiente escolar.
Uma professora de Língua Portuguesa entra na sala, começa a distribuir livros para os alunos e diz:
─ Vamos lá crianças, nós temos muito para aprender!
Carla, uma das alunas, interrompe a professora e fala:
─ Nossa, professora, sua aula hoje está chata!
A professora, indignada, olha para Carla e pergunta:
─ Por quê?
A menina, sem pensar, responde:
─ Sua aula é de leitura e isso é chato!
A professora olha fixamente para a classe desmotivada e contra-argumenta:
Chato é ser alfabetizado e não ler. Chato é não ter vocabulário para bem expressar as próprias ideias. Chato é fechar a mente e ter preconceito contra algo que não conhece. Como pode alguém dizer que a aula de leitura é chata, se nem sequer leu ainda? Se não sabe do que se trata? Ademais, a leitura é indispensável à boa formação e ao desenvolvimento de todos os seres humanos. Nós, sem leitura, não somos quase nada, aprendemos muito pouco, crianças. Quando é que vocês vão finalmente compreender isso?
A aluna, arrependida do que falou, responde:
─ Mil desculpas, professora! Eu não sabia que a leitura é tão importante na vida da gente.
─ É importante, sim, Carla. Pode acreditar. Experimente a desenvolver o hábito de ler. Depois, venha conversar comigo ─ disse a professora.
A partir daquele dia, Carla e mais algumas colegas de turma começaram a ler e perceberam que as aulas de leitura não eram chatas e sim exigentes. Descobriram que a leitura exige atenção, disciplina, persistência, dedicação e hábito. Em poucas semanas, começaram a ampliar o vocabulário, a desenvolver agilidade de raciocínio, passaram a ter mais facilidade para se expressar por escrito e a desenvolver argumentos e justificativas para suas opiniões. A produção de textos ficava cada vez mais fácil e prazerosa.
Atualmente, quando Carla ouve algum colega reclamando que algo é chato, ela logo replica:
Chato é o argumento vazio de quem não é capaz de justificar o seu próprio ponto de vista, talvez justamente por falta de leitura.
Então, este textinho já diz tudo. Nós só vamos para frente se levarmos um pedacinho da leitura com a gente, pois é a exigente leitura que acrescenta valor ao ser humano ao formar o seu conhecimento e a sua cultura. Quem tem o hábito de ler torna-se um autodidata e isto, sem dúvida, é muito bom.

Aluna: Vitória Chaves Velasques
Crônica reescrita – 06 de outubro de 2015.
7.º ano I – Disciplina: Língua Portuguesa – Prof.a Walterlin

Núcleo Educacional Jornalista hermínio Milis.

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