Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Extrapolação do texto “Folheto de Domingo”

Com o texto “Folheto de Domingo” nós aprendemos que devemos ser corajosos, persistentes, responsáveis e ter força de vontade.

Se estivesse no lugar do menino, eu faria o que ele fez. Por exemplo, ceder o meu lugar no ônibus ou em qualquer outro lugar para pessoas idosas ou com necessidades especiais.

Eu me relaciono bem com os idosos e todos eles me tratam bem. Converso com eles sempre que posso e se me pedem algum favor, sempre os atendo gentilmente.

Um dia, eu estava no supermercado e uma senhora, que mora ao lado da minha casa, havia feito compras e estava carregada de sacolas. Eu me aproximei e perguntei:

__ A senhora precisa de ajuda?

Ela rindo e já meio cansada falou:

__ Meu anjo, você caiu do céu. Por favor, ajude-me! Eu não vou aguentar carregar todo esse peso até em casa.

Então, eu a acompanhei até em casa carregando a maioria de suas sacolas. Quando chegamos, perguntei-lhe:

__ A senhora precisa de mais alguma coisa?

__ Não, minha querida. Muito obrigada por vir comigo e por carregar minhas sacolas. O que eu posso fazer por você?

__ O que eu queria, a senhora já fez __ disse eu.

A senhora, meio confusa, falou:

__ O que eu já fiz, minha querida?

__ A senhora já me agradeceu, é o suficiente __ respondi.

Quando eu já ia me despedindo, ela disse:

__ Espere mais um pouco, querida. Vou fazer um café para nós duas. Por favor, ligue para sua mãe e avise-a de que você está aqui na minha casa. Ela pode ficar preocupada.

__ Mamãe, eu estou na casa da Dona Teresa. Vou tomar café com ela e, logo depois, voltarei para casa.

Minha mãe concordou. Tomamos o café, que estava uma delícia, e conversamos por algum tempo. Eu me senti tão bem em companhia de Dona Teresa, que daquele dia em diante passei a acompanhá-la ao supermercado sempre que necessário. Às vezes, tomamos chimarrão.

Eu penso que nós, jovens e adolescentes, devemos ajudar os idosos sempre que possível. Uma boa conversa, nossa atenção e carinho fazem muito bem a eles e a nós também. É preciso lembrar sempre que os idosos não devem ficar isolados, sozinhos. O convívio social os torna mais alegres e saudáveis.

Aluna: Adriele Daiane Domingues

7.ª série I – 15/02/2012 – Língua Portuguesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário