Pesquisar este blog

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Uma situação de falta de respeito

Era um lindo dia, o sol estava nascendo e as pessoas corriam para pegar o ônibus. Doroti entrou apressada no lotação, sacando rapidamente o dinheiro para pagar a sua passagem. Passou pela roleta e foi procurar um assento, pois estava grávida. Infelizmente, o ônibus estava lotado e não havia nenhum lugar disponível. Então, Doroti dirigiu-se educadamente a uma adolescente que estava sentada:

__ Por favor, garota, você poderia me ceder o seu lugar? Eu estou grávida e sinto enjoo e tontura quando viajo em pé.

__ Ah! Faça-me o favor! Dá para ver que isso é só gordura __ respondeu a adolescente grosseiramente.

Ofendida, Doroti dirigiu-se a um homem jovem que estava sentado segurando uma estatueta:

__ Vejo que o senhor gosta de estatuetas, pois segura essa peça com tanto cuidado...

__ Gosto, sim! Mas a senhora está me desassossegando ___ disse o rapaz com indiferença na voz.

__ Desculpe-me! Eu só queria um lugar para me sentar.

O rapaz fingiu que não ouviu. Doroti negra, vesga e grávida continuou viajando em pé, quase tastaviando de tontura. Ela já havia perdido a esperança de se sentar quando, de repente, um garoto de olhos castanhos, loiro e de pele bem branca disse:

__ Moça, você quer se sentar no meu lugar?

Nesse exato momento, uma lágrima rolou pelo rosto de Doroti. Com a voz embargada ela disse:

__ Obrigada, garoto! Você é muito gentil. Que Deus o abençoe.

Já sentada, Doroti pensava como existem pessoas tão egoístas, racistas e mal-educadas. Pessoas que não respeitam os lugares reservados aos idosos, às grávidas e aos deficientes físicos. Quanta discriminação!

Dez anos se passaram. A jovem adolescente que não cedeu o seu lugar à Doroti, atualmente está obesa. O homem que fingiu não ouvir o apelo de Doroti teve três filhos negros, um deles é vesgo.

Moral: Nunca julgue a capa, sem ler o livro antes.


Aluna: Juliane Cordeiro

7.ª série I – 13/02/2012

Extrapolação do tema: respeito e responsabilidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário