Pesquisar este blog

domingo, 17 de setembro de 2023

Igualdade de gênero

 

A luta pela igualdade de gêneros está entre os temas mais debatidos na sociedade atual, porém muito se fala e poucos avanços acontecem de forma concreta.  Este é mais um tema polêmico e, infelizmente, muitas pessoas negam o preconceito só da boca para fora. A cultura machista ainda está arraigada na sociedade e tanto as mulheres quanto a população LGBTQIA+ enfrentam violência, discriminação e certa opressão em diferentes lugares do nosso país. Alguns avanços têm acontecido inclusive na legislação, mas ainda há um longo caminho a percorrer na conquista de igualdade em direito e deveres, sem distinção, e uma convivência harmoniosa em todas as esferas da sociedade.

Independente do sexo, todas as pessoas têm o mesmo valor como seres humanos e são dotadas de talentos e capacidades que podem ser colocados a serviço da sociedade com a justa remuneração no mercado de trabalho. Todas as pessoas têm o direito de ocupar o seu espaço e exercer suas funções na sociedade com dignidade e respeito mútuo. 

A sociedade em geral precisa contribuir para que a igualdade de gênero aconteça em plenitude e que a desigualdade seja desconstruída a cada dia, tanto no mercado de trabalho como na vida familiar e social, sem julgamento. Felizmente, já existem muitos pais que estão compartilhando o cuidado e a criação de seus filhos e assumindo também afazeres domésticos.

É preciso educar as crianças desde pequenas para a igualdade de gênero, rompendo padrões preconceituosos e ensinando-lhes a convivência respeitosa com o outro. Assim, aos poucos, a igualdade de gênero se instituirá no seio da sociedade.


Aluno: 

César Gelinski Schreiner

7.º ano I  – Texto dissertativo-argumentativo reescrito - Língua Portuguesa – 13/09/2023

Tema: Igualdade de Gênero - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável

 NEJ Hermínio Milis


Nenhum comentário:

Postar um comentário