Pesquisar este blog

domingo, 3 de setembro de 2023

Tesouro ambiental

 

No coração da cidade, onde a vida moderna pulsa, encontram-se dois tesouros que passam despercebidos aos olhos desatentos: a água potável e o sistema de saneamento. Esses dois elementos garantem a nossa saúde e sobrevivência, embora “invisíveis” nos são indispensáveis.

Numa manhã tranquila, enquanto os primeiros raios de sol batem em nossas janelas, um grupo de trabalhadores inicia sua rotina diária. Eles operam as engrenagens do sistema de tratamento da água, filtrando, purificando e transformando a água suja em cristalina. Essas transformações silenciosas são a linha tênue entre a saúde e a doença, a prosperidade e o declínio.

A água potável é o alimento essencial à vida no planeta Terra, mas, infelizmente, tem sido negligenciada em muitos lugares. Há rios e oceanos sendo maltratados e usados como depósitos de lixo e rejeitos químicos poluentes. No Brasil, pesquisas indicam que apenas 55% do esgoto é tratado. Em 2022, o Brasil reciclou apenas 4% dos quase 82 milhões de toneladas de resíduos que gerou. Estes dados são extremamente preocupantes e indicam que o nosso país está deixando muito a desejar em relação ao saneamento básico e que é preciso investir muito mais em obras e educação ambiental junto à população.

Os mananciais precisam ser respeitados e muito bem cuidados tanto pelos órgãos governamentais como por cada um dos cidadãos. É fundamental e urgente reavaliarmos nossos hábitos de consumo e nossas atitudes em relação ao lixo que geramos. O que cada um de nós pode fazer diariamente para reduzir os impactos ambientais? Pequenas ações podem gerar bons resultados. Pense nisso, caro leitor! Nossa vida depende da água e de todo o meio ambiente saudável e protegido.

 

Aluno: Matheus Henrique Bollmann Jung
9.º ano – Língua Portuguesa – 01/09/2023
Texto dissertativo-argumentativo
 Tema: Meio Ambiente x Sustentabilidade
NEJ Hermínio Milis

Nenhum comentário:

Postar um comentário