RESENHA DE LIVRO
Título: É PROIBIDO MIAR
Autor: Pedro Bandeira
Editora Moderna, ano 2009
“É Proibido Miar", de Pedro Bandeira, é uma história emocionante que aborda o preconceito e a importância da aceitação das diferenças.
A narrativa foca em Bingo, um cachorrinho que, após conhecer um gato de hábitos noturnos, decide miar também. Essa atitude gera conflitos e a rejeição de sua família, dos outros animais e até de seus donos, destacando a dificuldade para aceitar o diferente.
O livro, mesmo sendo para crianças, traz importantes assuntos de modo implícito, como a discriminação, o preconceito ao diferente e a preocupação excessiva com a opinião alheia. Bingo, ao ser expulso por miar em vez de latir como os seus irmãozinhos, enfrenta situações difíceis, como o medo, o abandono e o Canil Municipal, para onde eram levados os cães de rua. O “cachogato” foi banido da família e humilhado, mas com o apoio do “imperador da noite” encontrou força e coragem para superar os obstáculos e a rejeição, encontrando o seu espaço num mundo diferente daquele que os cães tradicionais e de muito respeito conheciam. A partir da sua fuga do Canil Municipal, Bingo encontrou a paz e a aceitação e foi viver como sonhou desde pequenino.
Nós achamos essa história muito legal e interessante, ela protesta contra todas as proibições e imposições, que nos mandam gostar disso ou daquilo. Ela também nos mostra o quanto julgamos as pessoas pelas suas diferenças e o quanto isso é errado.
Resenhistas:
Rafaela Tonkio
Mélani Isabele Freisleben
Poliana Cardoso
7.º ano II - NEJ Hermínio Milis
SEMANA DA LEITURA - OUTUBRO/25
Nenhum comentário:
Postar um comentário