RESENHA DE LIVRO.
Título: JOÃO E MARIA
Autor: Adilson Farias
Richmon, 2012
O livro “João e Maria” conta sobre duas crianças que moravam com os seus pais. O pai deles era lenhador, eles eram pobrezinhos e sua família estava passando fome. Certo dia, João escutou uma conversa dos pais e descobriu que eles iriam abandonar os filhos na floresta, bem longe de casa, pois não queriam vê-los passando fome.
Então Joãozinho, que era muito esperto, pegou algumas pedrinhas brancas e guardou no bolso de sua calça. No dia seguinte, o pai levou as crianças para trabalhar com ele. O João foi jogando as pedrinhas no chão para ele não esquecer o caminho de casa, até que sua mãe perguntou por que ele estava jogando as pedrinhas pelo caminho. João respondeu que estava se despedindo de seu gatinho. Quando as crianças já estavam longe de casa, os pais fizeram uma fogueira e deixaram um pão para cada um deles e pediram para as crianças esperarem por eles e foram embora.
João e Maria adormeceram juntos ao lado do fogo e quando acordaram já era noite. Maria começou a chorar de medo, mas João acalmou-a até a lua aparecer no céu. Então, as pedrinhas que ele havia jogado no caminho começaram a brilhar, mostrando o caminho de casa. Seus pais ficaram felizes, pois estavam arrependidos de ter abandonado as crianças na mata. Passou um tempo, as coisas só pioraram, o inverno havia chegado e eles não tinham nada para comer, mais uma vez eles abandonaram as crianças na mata.
Os pais deram um pedaço de pão para cada um deles, João foi deixando pelo caminho migalhas de pão para não esquecer do trajeto de casa. Então sua mãe perguntou: “Por que você estava olhando para trás?” João respondeu: “Estou me despedindo da minha pomba de estimação.” Tudo se repetiu como da última vez, só que, quando a lua apareceu, o caminho que João fez havia desaparecido. Maria começou a chorar, mas João disse à sua irmã, que devagar, eles iriam achar o caminho. As crianças andaram e foram cada vez mais para dentro da mata.
Então viram um pássaro branco pousando em uma árvore. Ele parecia estar esperando por seus irmãos, pois começou a cantar, abriu as suas asas e chegaram a uma clareira. Lá havia uma casa, a mais linda que se possa imaginar. As duas crianças chegaram perto dessa casa e viram que ela era feita de bolo, com telhado de chocolate e a janela era de biscoito, os enfeites eram de brigadeiro e de balas. As crianças estavam com muita fome e começaram a comer o telhado e tirar pedaços da parede com muita felicidade. Então, apareceu uma velha com voz mansinha: “Minhas queridas crianças, estão perdidas? Não tenham medo, vou cuidar de vocês.”
As duas crianças entraram e a velha deu bastante comida a elas, vários doces e preparou uma caminha para as crianças dormirem. No dia seguinte, a velha tirou João da cama, prendeu-o numa gaiola e disse: “Quero que você fique bem gordinho”. Em seguida, a velha tirou Maria da cama e falou para ela cozinhar para o seu irmão. Então, Maria percebeu que a velha era uma bruxa, empurrou-a para dentro do forno e foi rapidamente tirar João da gaiola.
As crianças mexeram nas caixas que havia na casa velha e encontraram moedas de ouro. Então, foram achar o caminho de casa. A família nunca mais passou dificuldades e viveram felizes.
Nas entrelinhas do texto, percebemos como a pobreza causa problemas às famílias, que, muitas vezes, não têm sequer um alimento para colocar na mesa e que as dificuldades podem conduzir as pessoas a decisões erradas como, por exemplo, abandonar os filhos à própria sorte. A história de João e Maria também nos fez pensar sobre a importância do alimento em nossas vidas e que não devemos desperdiçá-lo, pois sempre há alguém que está passando fome e que daria graças a Deus se pudesse tê-lo em sua mesa.
Esta é uma boa história para os pais lerem para seus filhos.
Resenhistas:
Mateus Vorel Bernardon
Bryan Junior Alves de Aguiar
Kemilly de Oliveira
8.º ano - NEJ Hermínio Milis
SEMANA DA LEITURA - OUTUBRO/25
Nenhum comentário:
Postar um comentário