RESENHA DE LIVRO.
Título: CONTOS DE PERRAULT - PELE DE ASNO
Autora: Ruth Rocha.
Editora Salamandra, 2010.
No conto “Pele de Asno”, de Ruth Rocha, conhecemos um rei, com uma bela esposa, a rainha, e uma bela filha, a princesa.
A rainha possuía inúmeras qualidades, era bonita, elegante, educada, esperta, dentre outras boas características. Porém, um dia ela adoeceu, posteriormente falecendo, mas antes de falecer fez alguns pedidos ao rei, o principal desejo dela era que ele se casasse apenas com alguém de características semelhantes ou iguais às dela. O rei, após um tempo, tentou achar uma “substituta” para sua amada, mas não encontrou ninguém que tivesse tantas qualidades, a não ser a sua filha. A princesa observava atenta a procura do rei por uma nova esposa, sabendo que era a única que possuía as qualidades desejadas decidiu então pedir ajuda a sua madrinha, que era uma fada muito sábia. A madrinha falou para a princesa pedir ao rei 3 vestidos, um da cor do tempo, um da cor do sol e um da cor da lua, só assim o rei seria digno de casar-se com ela.E assim a princesa fez, mas surpreendentemente o grupo de costureiros reais havia conseguido fazer os 3 vestidos. A princesa recorreu novamente a madrinha, que dessa vez falou para a princesa pedir um dos bens mais valiosos do rei, a pele de um asno, mas não qualquer asno, um que o rei possuía que era muito especial. O rei atendeu o pedido da princesa, que como último recurso, portando um baú com suas coisas mais importantes (como os 3 vestidos e joias) e fazendo uso da pele do asno decidiu fugir para outro reino bem distante.
Após algum tempo achou um novo lar, uma fazenda onde ela vivia como uma simples camponesa, realizando tarefas pesadas, cujo príncipe daquele reino gostava de passear, pois seu pai, o rei, era dono daquelas terras. O príncipe um dia, resolveu cortar caminho, e passou perto dos aposentos da princesa, que ela era conhecida como Pele de Asno, uma mulher feia e horrenda. Espiando por uma fresta viu uma bela mulher, usando um vestido da cor do sol e várias joias. E então o príncipe saiu perguntando quem era a bela mulher que morava lá, mas todos apenas falavam que lá morava Pele de Asno, uma mulher horrorosa, o que chateou o príncipe. Então, a rainha, sua mãe, notando a tristeza do filho, perguntou o que ele queria, e ele respondeu que queria um bolo feito pela mulher que lá morava. A rainha então deu a ordem, e a princesa fez o bolo deixando seu anel de esmeralda cair dentro da massa. O príncipe comeu o bolo tão depressa que quase não vira o anel, mas quando viu teve certeza, a dona daquele anel era a bela mulher que ele havia visto, a mulher cujo o anel lhe servisse iria se casar com ele. Então, a caçada começou, de uma a uma todas as mulheres do reino experimentaram o anel, mas não coube na mão de nenhuma, porém, Pele de Asno ainda não havia provado o anel, então ela foi chamada, ainda arrastando a pele do animal como uma capa, ela colocou o anel em seu dedo, cujo serviu perfeitamente, deixando o público desacreditado.
Posteriormente o casamento da princesa e do príncipe ocorreu, com a princesa entrando com um vestido da cor da lua e inúmeras jóias. Vários reis foram chamados, inclusive seu pai, que já havia descartado a muito tempo a possibilidade de se casar com a filha, inclusive, ele se emocionou tanto com a cerimônia e a felicidade de encontrar a filha que chorou de felicidade.
No conto “PELE DE ASNO", Ruth Rocha retrata a história de uma princesa, que tenta desesperadamente fugir de um casamento forçado com o rei. Nesse conto a princesa, após fugir para um reino distante e ser maltratada e diminuída por outros empregados, acaba, no final, se casando com um príncipe, sua alma gêmea, assim mostrando que não se deve deixar vencer pelos problemas e que é necessário sempre seguir em frente.
O livro conta histórias fantasiosas, mas com significado profundo. Ele possui diversas ilustrações e muita criatividade em cada linha. Indicamos “Contos de Perrault” pelas características citadas anteriormente e também pela narrativa, que prende a atenção do leitor do início ao fim.
Resenhistas:
Ricardo Scorsatto Marció
Eduardo Vinícius Pedrolo Nizer
Hederson Vinícius dos Santos
8.º ano - NEJ Hermínio Milis
SEMANA DA LEITURA - OUTUBRO/25
Nenhum comentário:
Postar um comentário