RESENHA DE LIVRO.
Título: ROMEU E JULIETA
Autora: Ruth Rocha
Editora Salamandra, 2009
O livro Romeu e Julieta é uma adaptação da famosa peça de Shakespeare. Nessa história, os personagens principais são duas borboletas, Romeu e Julieta, que viviam em canteiros diferentes. As regras eram rígidas: nenhuma borboleta podia sair do seu próprio canteiro, mas Romeu e Julieta sonhavam em passear e conhecer outros lugares. Foi então que um amigo, o Ventinho, apresentou os dois. Logo, eles se tornaram amigos e resolveram passear juntos pela floresta, mas, no caminho, se perderam e as mães se juntaram para procurar os filhos. Com isso, todas as famílias que moravam naquela floresta acabaram se unindo para ajudar a encontrá-los. Quando chegou a primavera, aquela floresta já não era a mesma: as flores de cores diferentes cresceram lado a lado e todas as borboletas passaram a brincar juntas, sem separações.
É inegável a diversidade de emoções trabalhadas na obra Romeu e Julieta, de Ruth Rocha, como alegria, amor, tristeza, medo e esperança. Também aparecem temas implícitos que provocam reflexões, como a liberdade, a solidariedade e a ideia de que ninguém deve ser separado por regras injustas. Além disso, a história abordou valores importantes, como amizade, união e respeito às diferenças.
A história permite estabelecer conexões com o mundo real, já que, muitas vezes, as pessoas são separadas por diferenças como cor, classe social ou lugar de origem. O livro, entretanto, mostra que é possível viver em harmonia quando existe respeito e cooperação. A narrativa transmitiu uma mensagem de convivência harmônica, demonstrando que barreiras e separações podem ser superadas quando há empatia e cooperação e que a diversidade, na verdade, é a riqueza da vida.
A obra também apresenta ilustrações com diferentes cores e tonalidades, podendo ser indicada tanto para crianças quanto para adultos.
Resenhistas:
Maria Eduarda Lemes Ossowski
Nathaly Laís Alves dos Santos
Milena Nasylowski
9.º ano - NEJ Hermínio Milis
SEMANA DA LEITURA - OUTUBRO/25
Nenhum comentário:
Postar um comentário