Pesquisar este blog

quarta-feira, 11 de setembro de 2024

A sustentabilidade depende de todos nós

 

Quando vejo um caminhão coletando tanto lixo, minha mente se inquieta e me pergunto: “Como é que a natureza vai absorver tudo isso?” Segundo dados recentes, cada brasileiro gera aproximadamente 64 quilos de resíduos plásticos por ano e somente cerca de 1,3% desses resíduos são reciclados no Brasil. Isto quer dizer que há muito plástico descartado incorretamente no meio ambiente. 

Atualmente fala-se muito sobre SUSTENTABILIDADE, mas as ações sustentáveis são lentas e insuficientes para neutralizar os efeitos do excesso de lixo e devastação. De modo geral, os seres humanos são resistentes à mudança de hábitos e são necessárias cerca de duas décadas para incorporarem novas práticas de consumo e adotarem comportamentos que reduzam os impactos ambientais. Evidências indicam que o nosso planeta está exigindo mais celeridade nas ações humanas para reduzir os danos causados a ele. Você já pensou como seria bom se mudas de árvores plantadas não fossem vandalizadas por indivíduos inconsequentes? Até um texto bíblico diz que “há gente de cabeça dura e coração empedernido 1, mas não precisa exagerar, né!

Por incrível que pareça, ainda existem milhares de pessoas que descartam lixo no chão, apesar de haver lixeiras instaladas e coleta seletiva de lixo. Quanto tempo ainda será necessário para compreendermos que cada um de nós gera lixo e que a educação ambiental precisa ser praticada por todos?

Há quem diga que a responsabilidade em relação ao meio ambiente e à sustentabilidade é dos governantes. Sim, de fato é, mas cada cidadão é responsável por cumprir as leis ambientais e a fazer tudo o que estiver ao seu alcance para preservar os recursos naturais ao seu redor.

Não há dúvida de que o Brasil precisa investir mais em energia solar e eólica, porém cada cidadão deve evitar o desperdício de energia e de água.

Como vimos, a sustentabilidade do nosso planeta depende de grandes e de pequenas ações humanas. Ninguém pode se omitir, pois quanto mais reduzirmos os danos ambientais, mais qualidade de vida haverá para todos. Pense nisso!


Professora Walterlin Forostecky Kotarski

Crônica - 10 de setembro de 2024

1 - Livro de Ezequiel, Antigo Testamento da Bíblia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário