Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Resíduos sólidos são motivos de preocupação

 

A gestão de resíduos sólidos no Brasil é um dos maiores desafios ambientais e sociais do país. Apesar de ser uma questão muito discutida, os avanços ainda são poucos e os impactos danosos sobre o meio ambiente e a saúde pública continuam aumentando.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais - ABRELPE, o Brasil gera mais de 80 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos por ano e apenas 9% desse total é reciclado. Isto representa pouquíssima eficácia na reciclagem, que ainda enfrenta barreiras como falta de infraestrutura, incentivos econômicos insuficientes e, sobretudo, uma mentalidade retrógrada da população, que ainda não abraçou a prática de separação adequada para a coleta seletiva de resíduos. É necessário incentivar e motivar a população para colaborar com a coleta seletiva. Poucas cidades oferecem algum tipo de recompensa para quem coleta os resíduos que encontra pelo caminho e os encaminha para reciclagem. Trata-se de uma gota de água no oceano, uma vez que essa prática é pouco utilizada.

É importante lembrar que o custo da geração de energia solar e eólica é muito alto no Brasil e, por isso, somente uma parcela muito pequena da população tem acesso a elas. O Brasil também falha ao negligenciar o transporte público, que é superlotado e não atende à demanda dos usuários. Um transporte público eficaz contribuiria para reduzir grande parte da poluição causada pela queima de combustíveis fósseis gerada pelos automóveis.

Em geral, os resíduos são uma praga para o planeta. Quanto tempo ainda a humanidade vai demorar para se conscientizar de que ninguém pode se omitir na cadeia da sustentabilidade, seja contribuindo com pequenas ou grandes ações? 


Aluno: Natan Rodrigues Ribeiro

9.° ano I - 17/09/24 - Tema: Sustentabilidade - Crônica

Disciplina: Língua Portuguesa - Professora Walterlin F. Kotarski

NEJ Jornalista Hermínio Milis


Nenhum comentário:

Postar um comentário