Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de setembro de 2024

O baixo percentual de reciclagem é um problema em todos os lugares

 

Recentemente, andei fazendo uma pesquisa e descobri que a Coca-Cola e a Pepsi lideram o ranking de resíduos plásticos no mundo e que o plástico é um problema em diversos países, pois existem estudos indicando que apenas 9% do resíduo plástico é reciclado no mundo. No Brasil, a reciclagem de plástico corresponde a 1,3% do que é gerado. É urgente a necessidade de reduzir o uso de plástico e investir em pesquisas para descobrir outros materiais para substituí-lo, que sejam biodegradáveis e menos danosos ao ambiente.

Em nosso país ainda existem mais de 1.500 lixões, sendo que o correto seria não haver sequer um. No lugar deles deveria existir aterros sanitários construídos com estruturas para diminuir ao máximo a contaminação do solo e dos lençóis freáticos.

O alumínio pode ser reciclado infinitamente sem perder as suas propriedades. Precisamos repensar nossos hábitos de consumo e praticar mais a reciclagem. 

Felizmente, em nossa região existe a empresa In Brasil, que fabrica madeira plástica a partir da reciclagem. Ela contribui muito com o uso sustentável de plástico. Além disso, economiza água no seu processo produtivo, tratando-a e reaproveitando-a na fábrica. A In Basil também pratica a logística reversa e isto facilita muito o reuso de matéria-prima. É preciso incentivar o surgimento de mais empresas que priorizem a reciclagem de resíduos no seu processo industrial. Assim, a extração de matérias-primas da natureza torna-se menor e menos devastadora ao ambiente. A reciclagem deve ser uma meta globalizada e benéfica na cadeia produtiva de todos os países. A Educação Ambiental é a chave-mestra da sustentabilidade na Terra.


Aluno: Gabriel Henrique Almeida Alonço

9.° ano I - 17/09/24 - Tema: Sustentabilidade - Crônica

Disciplina: Língua Portuguesa - Professora Walterlin F. Kotarski

NEJ Jornalista Hermínio Milis


Nenhum comentário:

Postar um comentário