Estávamos estudando o gênero crônica e a professora solicitou que produzíssemos uma crônica sobre o tema SUSTENTABILIDADE. Ela sugeriu que refletíssemos sobre um fato do cotidiano e próximo a nós para desenvolvermos o texto. A princípio, não gostei muito da sugestão, pois não consegui lembrar de nenhum fato relacionado ao tema. Porém a professora disse que não devemos desistir diante da primeira dificuldade. Então, continuei pensando e me lembrei da minha bisavó, uma pessoa simples e muito sábia. Ela sempre me diz que “pequenas atitudes podem transformar o mundo”. Em poucos minutos, lembrei-me de um dia em que a “bisa” comprou umas laranjas bonitas e apetitosas para o nosso lanche da tarde. Ela cortou uma laranja e disse: “Vou plantar estas sementes. Se tivermos sorte e elas germinarem, poderemos colher belas frutas em nosso quintal.” Algumas semanas se passaram e, num belo dia, eu e a “bisa” vimos que deu certo. A laranjeira já havia nascido. Então, a “bisa” me disse: “Vou cuidar bem dessa mudinha e, daqui a algum tempo, colheremos belas laranjas!”
O tempo passou e, neste ano, já colhemos várias laranjas deliciosas. Aí me veio à mente a palavra SUSTENTABILIDADE. Que tal se mais pessoas seguissem o exemplo da “bisa”? Poderia haver bem mais árvores frutíferas no meio ambiente e, além de frutas, elas estariam contribuindo para melhorar a qualidade do ar que respiramos. Então compreendi o sentido da frase que a “bisa” repete com muita frequência: “Pequenas atitudes podem transformar o mundo!” Realmente, ela está certa!
Continuei pensando e percebi que há uma incoerência muito grande em nossa sociedade. O preço de tecnologias sustentáveis é muito alto e as pessoas mais pobres não têm acesso a elas por causa do custo. Um exemplo disso são os painéis para gerar energia solar. Milhares de pessoas gostariam de aderir a essa fonte de energia limpa, mas não podem pagar por ela. Consequência disso: nosso país continua tendo que usar as termelétricas, que são muito poluentes. Outra coisa que observo em nosso país é a falta de investimento em transporte público de qualidade. Quanto menor poderia ser a poluição causada pelos automóveis? Enquanto os governantes demoram para tomar atitudes, o nosso planeta grita por socorro. Por enquanto só me resta fazer uns apelos: “Não jogue seu lixo no chão! Separe-o corretamente para a coleta seletiva e, se puder, plante árvores!” Afinal, a SUSTENTABILIDADE precisa ser praticada por todos nós todos os dias.
Espero que a professora goste da minha crônica, pois eu dei o melhor de mim na produção deste texto. “Ah! antes que eu me esqueça: poupe água e use filtro solar!”
Aluna: Marianne Beatriz Maier
8.° ano - 20/09/24 - Tema: Sustentabilidade - Crônica reescrita
Disciplina: Língua Portuguesa - Professora Walterlin F. Kotarski
NEJ Jornalista Hermínio Milis
Nenhum comentário:
Postar um comentário