Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Consciência ambiental

 

Desde pequeno eu ouvia falar que “lugar de lixo é no lixo”, mas quando eu saía, percebia que muita gente não colocava em prática esta fala e descartava o lixo em barrancos, matas e até na rua. Um dia, enquanto passeava, tomei a decisão de reverter tal situação nas proximidades da minha casa. Conversei com vários amigos, mas eles não quiseram me ajudar. Entrei em contato com conhecidos, familiares e até com “meio mundo”, mas não obtive sucesso. Então, pensei: “Vou fazer sozinho! Acabarei com essa sujeira e ficarei orgulhoso da minha atitude.”

Meu plano era conseguir sacos de lixo. Então, peguei a minha bicicleta e fui até a empresa que fazia a coleta de lixo na cidade. Relatei a situação e o gerente me deu alguns sacos. Coloquei-os na garupa da bicicleta e voltei para o meu bairro. Quando cheguei, arregacei as mangas e pus as mãos na massa, ou seja, comecei a juntar o lixo. Acredite se quiser, havia todo tipo de lixo naquele barranco e até um bicho morto e fedorento. Apesar do mau cheiro, não desisti da limpeza. Depois de juntar todo o lixo, enterrei o pobre animal. A aparência do lugar ficou bem mais agradável para toda a vizinhança.

Após essa experiência, percebi que é muito difícil convencer as pessoas a cuidarem do ambiente e a fazerem o descarte de seus resíduos corretamente. Quando o assunto é SUSTENTABILIDADE, muitas pessoas gastam saliva para falar, mas na hora de fazer, pouquíssimas assumem a responsabilidade de praticá-la no seu cotidiano. Além disso, muitos governantes se omitem e nem sequer fazem projetos de sustentabilidade em seus municípios.

O lixo, além de deixar o ambiente mais feio, pode gerar diversos tipos de doenças e poluição danosa para a atual e futuras gerações. Então, mais uma vez convido você, leitor, a fazer a sua parte do jeito certo. 


Aluno: Diogo de Lima dos Santos

9.° ano I - 17/09/24 - Tema: Sustentabilidade - Crônica

Disciplina: Língua Portuguesa - Professora Walterlin F. Kotarski

NEJ Jornalista Hermínio Milis


Nenhum comentário:

Postar um comentário