Pesquisar este blog

domingo, 22 de setembro de 2024

Sustentabilidade é prioridade no Brasil?

Ontem eu e meu pai estávamos assistindo ao telejornal, que noticiava a agressão entre candidatos durante um debate. A minha mente, que é inquieta de nascença, já começou a tagarelar: “Como podem discutir sobre eles mesmos, enquanto as chamas e a fumaça se alastram por todo o Brasil?” “Por que brigam sobre coisas tolas, enquanto nossas matas gritam por socorro?” Nesta campanha eleitoral, infelizmente, poucos candidatos apresentam projetos  sobre sustentabilidade e meio ambiente. Será que, mais uma vez, essas pautas ficarão fora das metas de nossos municípios?

No Brasil, cada brasileiro gera, em média, 64 quilos de resíduos plásticos por ano, sendo que apenas 1,3% desse total é reciclado. Já ocupamos a  quarta posição no ranking de geração de resíduos plásticos. Enquanto isso, a Amazônia queima, os seus rios estão rasos por causa da estiagem, muitos animais silvestres estão morrendo a cada dia e a tarifa de energia elétrica já está na faixa vermelha. E os candidatos se agredindo ou discutindo “picuinhas”. Agora, mais uma vez, eu pergunto: Cadê os projetos de SUSTENTABILIDADE?

Está na hora de sermos cidadãos conscientes de nossa responsabilidade na hora de escolhermos os nossos representantes, a fim de que o amanhã possa existir em nosso planeta com qualidade de vida para todos. 


Aluna: Lays Vitória Amarante

8.° ano - 18/09/24 - Tema: Sustentabilidade - Crônica reescrita

Disciplina: Língua Portuguesa - Professora Walterlin F. Kotarski

NEJ Jornalista Hermínio Milis


Nenhum comentário:

Postar um comentário