Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de março de 2015

Cooperação e sucesso

Renata é uma rica empresária paulista que atua no ramo de cerimoniais e eventos, inclusive festas de casamentos. Ela é uma mulher perfeccionista e centralizadora, por isso, tem muita dificuldade em delegar tarefas e responsabilidades aos seus assistentes e assessores. Em certa ocasião, ela estava trabalhando com sua equipe numa festa de casamento e achava que tinha que supervisionar tudo pessoalmente, impedindo seus assessores de executarem suas funções, tolhendo-lhes a atividade profissional. Num certo dia, a encarregada dos petiscos para as festas, Catarina, juntamente com outros membros da equipe resolveram tomar uma atitude.
Catarina: Renata, se você acha que tudo o que fazemos está errado ou não está perfeito, será melhor você organizar a próxima festa sozinha.
Renata: Está bem. Acredito que posso fazer isto sem problemas.
Em seguida, os demais membros da equipe de Renata foram embora, mas eles tinham um plano. Retornariam em dois dias para ver como tudo estaria indo sem a cooperação deles.
No outro dia, a cliente era exigente e Renata tentava fazer tudo sozinha e ao mesmo tempo, porém nada ficava resolvido. Em suma, ela conseguiu realizar apenas a lista de convidados. Então, percebeu que não tinha nenhum talento como cozinheira e quituteira. Revelou-se um fracasso na decoração do ambiente e não tinha experiência suficiente para assessorar a cliente na escolha dos trajes para as damas e pajens.
Cliente: Este catálogo de modelos de roupas não está me agradando... Não vem ao encontro do que eu havia planejado ou sonhado para este momento.
Renata, nervosa, derruba uma caixa de fitas decorativas junto aos pés da cliente.
Cliente: Quanto ao bolo e aos canapés, quero que você me apresente novas sugestões amanhã, sem falta, pois quero decidir o cardápio o quanto antes.
Renata: Vou fazer o possível para apresentar novas sugestões até amanhã à tarde, pode ser?
Cliente: Não, Renata. Preciso escolher no máximo até o meio-dia, pois à tarde terei outro compromisso. Até amanhã, então! Preciso ir, estou com pressa.
Renata: Até amanhã, Sílvia.
Renata estava trêmula, pegou um copo de água e sentou-se num sofá, sem saber o que fazer para agradar aquela cliente. Ao olhar para a porta, sentiu-se aliviada quando avistou Catarina e os outros membros de sua equipe, que voltaram para ver como ela estava se arranjando sozinha.
Rafael (o decorador): Bom Dia, Renata! Como está se sentindo agora?
Renata continuou calada.
Catarina (bem-humorada): Será que o trabalho de sua velha equipe pode melhorar o seu astral?
Renata começou a chorar e foi abraçar os seus assessores.
Renata: Desculpem-me! Eu sempre exigi que tudo fosse perfeito. Além disso, achava que somente o meu toque proporcionava perfeição aos mínimos detalhes. Agora eu percebi o quanto vocês são maravilhosos e talentosos. Minha empresa jamais seria o sucesso que é sem a cooperação desta minha equipe de profissionais dedicados e competentes. Desculpem a minha tolice, por favor!
Catarina: Renata, nós somos uma equipe de sucesso. O nosso aprendizado foi mútuo e construído em conjunto. Nós também devemos muito a você, que é uma ótima administradora e negociante. Enxugue essas lágrimas, sorria! Nós estamos de volta. Mãos à obra!
Cíntia (estilista e costureira): Vou providenciar um catálogo com novas modelagens de roupas.
Rafael: Vou planejar a decoração do ambiente. Escolher as cores, os arranjos, as flores...
Catarina: Bom, eu como sou craque em gastronomia, vou providenciar as sugestões do cardápio, canapés, drinques, etc.
Samuel (profissional de multimídia, fotógrafo): Preciso checar todos os equipamentos para o registro de imagens do evento.
Eduardo (garçom): Bom, como eu trabalho duro no dia da festa, hoje eu me coloco à disposição de quem mais precisar da minha ajuda.
Catarina: Então, fique comigo. Você pode me auxiliar e muito na cozinha.
Renata (sorrindo): Felizmente, a tempestade passou e o sol voltou a brilhar. Com vocês aqui, fiquei otimista de novo. Estou prevendo que o nosso próximo evento vai ser mais um sucesso em nossa coleção.
Catarina: Que tal um brinde com suco de abacaxi e hortelã?
Todos juntos: Legal, Cati!
  
Aluna:
Jennifer Almeida Maurer
8.º ano II – 17 de março de 2015.
Concurso de peça teatral promovido pela COOPERALFA

Tema: A cooperação como ferramenta para o desenvolvimento da cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário