Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de março de 2015

Cooperação para uma boa colheita


Nicolau, um pequeno agricultor, encontrou-se com seu amigo José.
Nicolau: Olá, Zé! Tudo bem?
José: Tudo bem, graças a Deus. O que você me conta de novo?
Nicolau: Ih, cara. Estou meio enrolado. Este ano está meio difícil na agricultura. Plantei milho, e quando percebi, as lagartas tinham comido boa parte da lavoura de soja.
Nicolau continuou: Então, fui até a Cooperativa Alfa comprar herbicida para a lavoura de feijão e aproveitei para me informar sobre a safra de arroz.
Zé ficou meio confuso com a conversa do seu amigo.
: Nicolau, desculpe-me, mas eu não entendi uma coisa. Afinal, você plantou mesmo o quê?
Nicolau: Plantei tudo o que eu lhe disse.
(com cara de quem não acredita): Mas como foi possível você plantar tantas coisas ao mesmo tempo?
Nicolau: É simples. Eu tive a cooperação de várias pessoas. Enquanto eu plantava o milho, meu vizinho plantou a soja, meu irmão plantou o feijão e meu cunhado plantou o arroz.
(agora surpreso): Agora eu entendi como isso tudo foi possível. O tempo que seria pouco para um, foi suficiente para que o trabalho pudesse ser feito por quatro pessoas.
Nicolau: Foi justamente isto o que aconteceu.  Mais gente faz o trabalho em menos tempo e sem ter que se apressar.
: Nessas ocasiões é que vemos o quanto são importantes as boas amizades e a cooperação entre parentes e vizinhos. Se não fosse a cooperação entre o grupo, certamente sua safra não teria sido tão próspera.
Nicolau: É verdade, amigo Zé. Bem dizem por ai que “uma andorinha só, não faz o verão.”. Em nossa comunidade é assim: um ajuda o outro e fazemos a festa juntos para comemorar.
: Parabéns pelo trabalho em equipe. Gostei de saber que a safra foi boa. Mande lembrança para a comadre Maria. Agora preciso ir, senão vou perdeu meu ônibus.
Nicolau: Até breve! Apareça lá em casa num domingo para almoçarmos juntos, vai ser um prazer. É só telefonar avisando o dia e estaremos esperando por você e sua família.
: Obrigado, amigo. Com certeza apareceremos por lá. Eu avisarei antes. Até mais!
Nicolau: Até breve!
  

Alunos:
Marcos Maurer Ludwig
Luís Rodrigo Moser
Thiago Olbertz
Wesley Leandro Lima
9.º ano – 09 de março de 2015.
Concurso de peça teatral promovido pela COOPERALFA
Tema: A cooperação como ferramenta para o desenvolvimento da cidadania.


Nenhum comentário:

Postar um comentário