Pesquisar este blog

domingo, 24 de setembro de 2017

A poluição do Tietê é manchete outra vez


Pobre rio Tietê! Como disse certa vez a professora Walterlin: “Assoreado pelo lixo, o seu estado é deplorável!” Realmente é decepcionante saber que em pleno ano 2017 ainda existe poluição em lugares que têm “Nome”, ou seja, que são famosos e importantes. Mas, querem saber? Nem nos importamos mais! O Estado também, deixe para lá! É lento e pouco eficaz na implementação de soluções para problemas ambientais.
 Será que ainda há condições para melhorar São Paulo, essa cidade tão amada por forasteiros, quanto o Rio de Janeiro? Ela acolhe a todos sem distinção e paga um alto preço pela sua hospitalidade. Torna-se uma vítima do excesso de população e de lixo.
Pensando bem, nem tudo está perdido, sabia! Se algum milagre recair sobre a cabeça de nosso povo __ bom senso, consciência e atitude __ poderemos salvar a cidade de São Paulo. Nós nem dependemos tanto assim de nosso desgastado governo. Diga-me você, por acaso estamos todos de mãos atadas? Eu ainda penso que os habitantes podem contribuir muito para o controle da poluição ambiental. Se cada cidadão tiver consciência de suas ações em relação ao lixo que gera, muita coisa pode mudar do dia para a noite. Uma dessas atitudes á o descarte correto de cada tipo de resíduo no lugar adequado. Não jogar lixo nas ruas e nem nos rios em hipótese alguma. Vigiar os próprios hábitos, educar-se para manter um ambiente favorável a melhores condições de vida. Com pequenos gestos de todos, o Tietê voltará a ter oxigênio em suas águas em vez de um lençol flutuante de espuma tóxica. Contribua você também para depurar a cidade de São Paulo e ressuscitar o Tietê. Com a colaboração de todos, ela poderá ser mais limpa, saudável e habitável.


Aluno: Andrew Müller Lima dos Santos
9.º ano III – Crônica reescrita – 22 de setembro de 2017
Prof.a Walterlin F. Kotarski – Língua Portuguesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário