Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de setembro de 2017

Tempo bem investido é bem aproveitado


Em muitos momentos do meu dia, na escola, escuto perguntas desnecessárias como: Que horas são? Que aula vem depois? Que horas bate o sino? Essas perguntas normalmente são feitas por alunos que não estão preocupados em se preparar para a vida, que não planejam ter um bom futuro como empreendedor ou que não almejam conquistar um emprego bem remunerado. Enfim, alunos que não sonham com uma vida de boa qualidade.
Diariamente, dentro de uma sala de aula, nós estamos de corpo presente, mas o nosso pensamento, a nossa atenção também estão presentes na aula? Acho que muitas vezes, infelizmente, não estão. No momento em que fazemos tais perguntas, não estamos dispersando somente a nossa atenção, mas também a dos nossos colegas, que até àquele instante estavam atentos e concentrados no tema da aula.
E o professor ou a professora, o que eles pensam? Não sei exatamente, mas, com certeza, pensam em como será o futuro dos alunos que não prestam atenção às aulas, que se distraem com coisas tão pequenas, insignificantes e que não têm nada a ver com seu aprendizado e desenvolvimento. E você, meu caro leitor, presta atenção ao que é importante no momento ou se distrai com picuinhas irrelevantes?
Este assunto pode parecer chato e você, leitor, estará se perguntado o motivo de eu estar falando nisso. Eu quero apenas alertar a todos que o tempo perdido não voltará mais. Então, pensemos no que estamos fazendo agora. Qual é o nosso comportamento e o nosso compromisso com o aprendizado? Que papel estamos desempenhando na escola hoje? Estamos construindo os degraus para escalarmos o sucesso ou o fracasso? Seremos um ponto de boa referência ou apenas mais um na sombra da multidão despreparada para buscar soluções e enfrentar os desafios que virão? É bom lembrarmos que muitas coisas erradas que fazemos hoje nos trarão consequências indesejáveis no futuro próximo. Revisemos, pois, nossas atitudes antes que seja tarde. Façamos bom uso do nosso precioso tempo.

Aluna: Lidiane Camila Preweda Cendron
9.º ano I – Crônica reescrita – 19 de setembro de 2017
Prof.a Walterlin F. Kotarski – Língua Portuguesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário