Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de setembro de 2017

Solidão: um caminho que pode levar à morte


A solidão não é algo agradável de sentir, mas todos a sentimos em vários momentos de nossa vida. Ela pode nos surpreender a qualquer hora, num almoço, num jantar, num passeio ou até mesmo durante um banho, quando lembramos de algo que nos desagradou ou nos fez sofrer. Ela nos incomoda, nos abate, deixa-nos tristes e, muitas vezes, tira-nos a concentração daquilo que estamos fazendo.
Solidão é coisa séria! Ela pode nos levar à depressão, um problema de saúde mental e emocional bastante comum atualmente. Muitos jovens mergulham nessa doença que, infelizmente, já ceifou muitas vidas por não receberem o tratamento adequado. Idosos também são vítimas frequentes da solidão e da depressão. Permanecem muito tempo isolados, sem atenção e sem afeto. A maioria dos familiares os esquece num canto, nem sequer os visitam. Assim, eles ficam sem voz e nem vez sofrendo calados.
Existem milhares de pessoas por aí precisando de ajuda e a sociedade fecha os olhos para esta causa, deixando adolescentes, jovens e idosos mergulharem no mundo de pensamentos suicidas ou de automutilações. Sem receberem a atenção que precisam, a cada dia vai aumentando a porcentagem de pessoas que entram numa vida de solidão e de abandono, passando para um estado depressivo que os faz sentir que a vida já não vale à pena e que o suicídio é a melhor solução para a sua solidão, dor, sofrimento e falta de aceitação.
É preciso estarmos atentos diariamente. Será que ao nosso redor alguém está sentindo-se só, abandonado ou depressivo? Estamos dispostos a estender a nossa mão para ajudar ou preferimos fingir que não estamos vendo? Pensemos nisso. Afinal, algum dia chegará a nossa vez de precisar de ajuda e de atenção.


Aluna: Aline Maciel de Souza
9.º ano III – Crônica reescrita – 11 de setembro de 2017
Prof.a Walterlin F. Kotarski – Língua Portuguesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário